Sex, 12 de agosto de 2016, 17:21

Estudantes da UFS são premiados na Expocom, evento regional de pesquisa experimental em Comunicação
Trabalhos agora serão submetidos à etapa nacional do evento
A estudante Elisa Lemos Sabino, de Jornalismo, venceu na modalidade  ‘Fotografia artística’ com foto sobre feminicídio negro. Veja o ensaio completo em https://spark.adobe.com/page/pEefX/
A estudante Elisa Lemos Sabino, de Jornalismo, venceu na modalidade ‘Fotografia artística’ com foto sobre feminicídio negro. Veja o ensaio completo em https://spark.adobe.com/page/pEefX/

Três estudantes da Universidade Federal de Sergipe foram premiados na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que ocorreu no início de julho em Caruaru (PE). Responsável por premiar trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação em Comunicação, o evento acontece anualmente e os premiados da etapa regional estão automaticamente classificados para a nacional.

Elisa Lemos Sabino, 20 anos, estudante de Jornalismo, venceu na modalidade ‘Fotografia artística’. Ela produziu um ensaio intitulado “Feminicídio negro: quando o país da miscigenação torna-se o cemitério da cor” que chama atenção para a violência praticada contra a mulher negra. Seu trabalho teve como supervisora Greice Schneider, professora do Departamento de Comunicação Social (DCOS).

Elisa conta que a ideia surgiu de maneira muito aleatória. “Sabia que queria produzir um trabalho relacionado às mulheres porque além de ser um tema que está sendo muito discutido ultimamente é um assunto que por mais que seja debatido ainda existe a necessidade da diminuição dos números de violência contra a mulher”.

O ensaio traz dados importantes a respeito do assunto. Com a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, o número de mulheres brancas assassinadas caiu 10%. Já nos últimos dez anos, o percentual de mulheres negras assassinadas subiu 54%. “Além de a mulher ser uma minoria, a negra é uma minoria vezes dois. Como mulher negra sinto que preciso fazer essa luta não só por mim, mas pelas outras também”.

Jéssica Dayane Santos de França, 23, é outra ganhadora do prêmio, mas pela modalidade ‘Revista customizada’. Seu periódico intitulado “Longevidade” é destinado ao público idoso e foi orientado pela professora Michele da Silva Tavares (DCOS). Veja a revista abaixo da matéria.

Hoje formada em Jornalismo, Jéssica revela que a ideia foi surgindo durante a graduação, após perceber a falta de visibilidade que os meios de comunicação davam aos mais velhos. “Isso foi causando tamanha inquietude em mim que me fez não conseguir pensar em outra pesquisa que não fosse desenvolver um meio de informar e entreter o público idoso”.

Outro fator motivacional veio da maneira como os meios de comunicação tratam do assunto que, segundo a estudante, não vem sendo negligenciado, mas abordado de maneira incorreta, como se a velhice fosse algo a ser evitado a todo custo. “Esse estereótipo que a mídia cria acaba fazendo com que os próprios idosos acreditem que eles não representam ou mereçam um mercado de consumo ativo, mas que devem se enquadrar num perfil rejuvenescido para terem algum espaço ou que nem mereçam ser representados num meio como a revista impressa”.


Na modalidade ‘Outdoor’. Lucas Campos de Oliveira, 19, de Publicidade, ganhou com trabalho sobre 'novos modelos que representam todas as famílias sergipanas'.
Na modalidade ‘Outdoor’. Lucas Campos de Oliveira, 19, de Publicidade, ganhou com trabalho sobre 'novos modelos que representam todas as famílias sergipanas'.

Lucas Campos de Oliveira, 19, estudante do quinto período de Publicidade foi outro a representar a UFS e sair com um prêmio na modalidade ‘Outdoor’. Seu trabalho intitulado “Aqui toda família tem o seu lugar”, supervisionado pela professora Carolina Bueno (DCOS), tem por objetivo alcançar todas as famílias que não se sentem representadas pelos meios de comunicação. O outdoor, produzido para o Shopping Riomar, atualiza o slogan “O shopping da família sergipana”.

Seu interesse pela publicidade veio ainda no ensino médio quando começou a pesquisar sobre o assunto e percebeu que o curso era mais do que ensinar a produzir comerciais televisivos.

Lucas é o aluno líder do projeto, mas todo o trabalho foi desenvolvido em grupo com a participação dos alunos: Aryane Louise, Caique Rocha, Eriane Montalvão, Jade Lacerda e Milton Vilas Boas, todos de Publicidade.

“Nosso grupo tem muita vontade de quebrar estereótipos e trabalhar causas sociais, e aproveitando que trataríamos sobre família sentimos a necessidade de quebrar esse estereótipo de ‘família tradicional’ e então inserimos novos modelos que representam todas as famílias sergipanas”, diz Lucas.

Em relação ao aspecto social, como todo estudante ou atuante da área de Comunicação, Lucas diz que é preciso ficar atento às mudanças na sociedade e retratá-la de forma verossímil, de maneira a pensar comercialmente atraindo novos públicos.

Etapa nacional

O Intercom promove anualmente encontros regionais e nacional para discutir assuntos relevantes e tendências da Comunicação. Entre esses encontros está o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, um evento a nível nacional que acontece desde 1977 e reúne tradicionalmente cerca de 3.500 pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

A Expocom – uma das subdivisões do congresso - é uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação em Comunicação. Os trabalhos inscritos devem fazer parte de uma disciplina da matriz curricular do curso e sob orientação/supervisão de um ou mais docentes. Também podem ser inscritos trabalhos desenvolvidos por agências juniores.

Entre as outras subdivisões do congresso estão as Divisões Temáticas (DT’s) e a Intercom Jr.

Neste ano o congresso chega a sua 39ª edição. Vai ser realizado em São Paulo de 5 a 9 de setembro, aproveitando a comemoração pelos 50 anos da criação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) – sede do evento.

Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Sex, 12 de agosto de 2016, 18:18
Notícias UFS