Qui, 22 de setembro de 2011, 07:34

Professor é eleito presidente da Sociedade de Arqueologia
Professor é eleito presidente da Sociedade de Arqueologia
O arqueólogo e professor da UFS Gilson Rambelli foi eleito presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira
14/09/2011
Realizada durante o XVI Congresso da entidade, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis-SC, de 4 a 10 de setembro, a Assembleia Geral da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) elegeu como presidente para os dois próximos anos Gilson Rambelli, professor do curso de Arqueologia (Bacharelado) e do Mestrado em Arqueologia, ambos situados no Campus de Laranjeiras da UFS, e coordenador do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos da UFS.

Leia também: MEC concede nota 5 a curso de Arqueologia da UFS

Conhecido nacional e internacionalmente pela luta para a preservação do patrimônio cultural submerso, pelo reconhecimento da Arqueologia Subaquática no Brasil e pela mudança da lei que se refere aos sítios arqueológicos submersos, Rambelli garantiu que também vai se empenhar para a regulamentação da profissão de arqueólogo no Brasil.

"Já há uma legislação tramitando no congresso, agora vamos acompanhá-la de perto e fazer o possível para que seja aprovada o quanto antes. Sobre a Arqueologia Subaquática, o projeto de lei que tramita no congresso desde 2006 representa uma mudança no tratamento que o patrimônio cultural subaquático vinha tendo no Brasil, como 'coisa ou bem submerso'", afirma.

O arqueólogo acrescenta que, "ao definir esse patrimônio arqueológico como todos os vestígios da existência humana que se encontram submersos, ou na interface, a legislação iguala-o ao patrimônio arqueológico que está em superfície, passando ao Ministério da Cultura a tarefa de gestão. Esperamos que até o fim dessa gestão essa lei seja finalmente aprovada".

Destaque para Sergipe

A Arqueologia Sergipana será também destaque durante o mandato do professor que, ao final, realizará o congresso bienal da Sociedade de Arqueologia Brasileira em Sergipe.

"Em 2013 vamos trazer o encontro da SAB para Sergipe. Mais do que isso, vamos realizar um grande congresso cujo destaque será a Arqueologia Subaquática, com a realização, dentro do próprio encontro, de um grande Simpósio Internacional, onde estarão presentes os maiores especialistas em Arqueologia Subaquática do mundo", planeja Rambelli.

Ascom com informações do LAAA/UFS
comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2011, 08:12
Notícias UFS