Saber Ciência / José Uibson Pereira Moraes
08/06/2010
Um dos grandes paradigmas educacionais na contemporaneidade se refere ao avaliar e ao aprender. Os processos avaliativos há um bom tempo vendo sendo discutidos fortemente em toda comunidade científica e também nos mais diversos ambientes escolares. E nessas discussões quase sempre surgem perguntas do tipo: como avaliar corretamente? O que significa avaliar corretamente? Que meios serão utilizados numa correta avaliação? Etc. As pesquisas mostram que as respostas não são tão simples e que estão ligadas a outros fatores que compõem todo o processo educativo. Um exemplo desses fatores é o que se busca com determinada avaliação, qual seu objetivo. Pois, geralmente, é a partir do objetivo que são traçados os passos para se avaliar.
É neste momento que torna-se oportuno o conceito e aplicação do que Ausubel chamou de Aprendizagem Significativa. Segundo Marco Antonio Moreira, “a aprendizagem é dita significativa quando uma nova informação (conceito, idéia, proposição) adquire significados para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes [“subsunçores”] da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, idéias, proposições já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação”. Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, leis, mas esquece após a avaliação.
O que se presencia nas escolas atualmente é uma aprendizagem mecânica e não significativa. Os alunos não criam significados para o que aprendem. Além do mais a avaliação resumida apenas em uma prova não avalia corretamente. E a partir daí o professor Vasco Moretto enfatiza: “se tivermos que elaborar provas, que sejam bem feitas, atingindo o seu real objetivo, que é verificar se houve aprendizagem significativa dos conteúdos relevantes”. Acrescenta-se, ainda, que a uma avaliação correta leva em consideração todo o processo vivenciado pelo aluno em sala de aula. A avaliação não pode ser um ponto final na aprendizagem e sim uma companheira diária do aluno.
De acordo com o exposto, acredita-se que se o ensino estiver voltado para a promoção da aprendizagem significativa, onde os conteúdos, o ambiente, o processo avaliativo sejam também significativos, onde o aluno consiga dar significado ao que aprendeu então este ensino está cumprindo os reais objetivos da educação. E mais, este ensino estará efetivamente contribuindo para a formação de um ser humano melhor, mais completo e mais consciente para viver nesta que sociedade que anseia por seres humanos assim.
Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) e do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe.