A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, nesta quinta-feira, 7, representantes da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju (Semdef) para firmar parceria na implementação de melhores práticas na formulação de ações e projetos voltados para o público-alvo da pasta.
A iniciativa foi discutida em reunião realizada com o reitor da UFS, André Maurício Conceição, e o secretário da Semdef, Antônio Luiz, além do pró-reitor de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (Proae/UFS), Charles dos Santos Estevam e a chefe da Divisão de Ações Inclusivas da UFS (Dain), Bárbara Rosa.
Segundo o secretário Antônio Luiz, a parceria busca aproveitar o conhecimento técnico e científico de gestores, pesquisadores e especialistas da UFS para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
“A UFS já tem um histórico importante na promoção da inclusão. Com a nova gestão, temos a expectativa de avançar ainda mais nesse campo. Nosso objetivo é levar essa expertise para o município, promovendo ações mais eficazes e integradas”, afirmou.
O reitor André Maurício reforçou o compromisso da universidade com a pauta da inclusão. “Criamos uma Pró-Reitoria específica para desenvolver ações voltadas às pessoas com deficiência. A universidade precisa estar na vanguarda dessas iniciativas e contribuir com sua expertise para transformar a realidade social”, destacou.
O pró-reitor da Proae explicou o papel da UFS no auxílio com os projetos. “A UFS vai dar suporte aos convênios, através do envolvimento de várias áreas do conhecimento atreladas à universidade, prevendo efetivas ações em bolsas, auxílio para os estudantes e a participação dos professores nos projetos”.
Ascom UFS