Seg, 26 de setembro de 2011, 15:05

Celular: novas possibilidades para o audiovisual
Celular: novas possibilidades para o audiovisual

Saber Ciência / Daniely Melo Oliveira


08/06/2010


As tecnologias que revolucionaram o celular permitiram que eles deixassem de ser meros meios de comunicação para que pudessem, além disso, criar uma nova forma de produção e captação de imagens, influenciando nas possibilidades das criações audiovisuais. Isso foi possível através da inovação técnica aplicada ao celular que permitiu que câmeras fossem acopladas nesses aparelhos, o que criou a possibilidade de se produzir um “filme” em qualquer lugar e a qualquer hora.


Vivemos numa época em que as pessoas são cada vez mais móveis e talvez esta seja a principal característica revolucionária do celular: a mobilidade. Para André Lemos, especialista em cibercultura da Universidade Federal da Bahia,: “a mobilidade social, a relação do espaço urbano e as formas comunicacionais passaram por transformações importantes”. Tudo isso levou à necessidade de se produzir uma mídia móvel que se adequasse às novas situações dos homens.
A produção de imagens para ou com os celulares vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos, o que permitiu um maior fluxo de informações. É cada vez mais comum que vídeos sejam compartilhados e produzidos pelas mais diversas pessoas, que estão integradas através de redes que permitem essa comunicação.
A produção de vídeos com os celulares têm se tornado comum, de forma que tanto a televisão quanto o cinema estão aproveitando essa nova forma de fazer filmes. É possível perceber essas transformações quando conteúdos filmados por pessoas comuns, muitas vezes espectadores de algum canal de televisão, vão parar nas reportagens da emissora. Outro exemplo está no Festival de Cinema do Rio que passou a exibir curtas-metragens feitos com o celular. A televisão está cada vez mais abrindo espaço para esse tipo de mídia, produzindo programas que tem como principal câmera à do próprio celular.
A produção de imagens para serem exibidas nos celulares nem sempre são feitas através deles, na verdade é comum que as imagens sejam feitas com outras mídias. No entanto esta produção vem crescendo significativamente e inúmeras empresas de comunicação apostam nessa inovação, abrindo caminho para que novos conteúdos sejam elaborados com a finalidade de serem exibidos nos celulares. Já é possível encontrar aqui no Brasil canais exclusivos com conteúdos formatados para serem vistos no telefone celular, como é o caso da Oi TV móvel.
Essa produção cria a oportunidade de divulgação dos trabalhos de produtores independentes, tendo em vista que é possível que eles mesmos criem um personagem para ser exibido pela emissora e que, se for escolhido, pode ser veiculado para todos e pago para o dono do vídeo.
O crescente interesse por essa mídia dá-se por se tratar de uma mídia que oferece qualidade nas imagens e que tem um número enorme de produções. Além disso, a linguagem que ela oferece cria novos conceitos de plano e montagem cinematográfica e isso tudo contribui para uma nova linguagem audiovisual.
Muitos dos filmes produzidos com câmeras do celular estão sendo veiculados todos os dias no youtube por milhões de pessoas, abrindo uma série de novas possibilidades para o audiovisual como um todo. Com a evolução das câmeras de celulares, qualquer um pode tornar-se produtor e espectador desses mini-filmes que a cada dia são mais comuns tanto na internet quanto na televisão. Essa revolução do audiovisual permite um grande intercambio de informações que podem ser levadas para todos e por todos.
O fato é que as inovações tecnológicas, o maior acesso aos meios de produção e de equipamentos audiovisuais permitiram uma certa democratização da imagem, do som e da informação, pois o advento de novas mídias permite uma maior aproximação dos homens com o audiovisual.


Currículo
Estudante do curso de Direto da Universidade Federal de Sergipe.


Atualizado em: Seg, 26 de setembro de 2011, 15:06
Notícias UFS