Sex, 04 de novembro de 2011, 15:32

Resultado final do Exame da OAB confirma a UFS em 1º

Dados catalogados pelo Portal iG colocam a instituição com 69,44% de aprovação, a frente da UFMG e USP

O curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe obteve a primeira colocação no 4° Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com 69,44% de aprovação. O resultado final foi divulgado pela OAB terça-feira, 4, e confirmou os dados preliminares que o Portal iG havia divulgado com exclusividade em 23 de setembro. Essa não é a primeira vez que a UFS lidera o ranking nacional. No exame de 2009.3 a instituição também ficou em 1º, em 2007 classificou-se em 2º e em diversas outras edições ficou no grupo das 50 melhores do país. Na avaliação 2010.3 a UFS ocupou o 11° lugar.

Para o professor José Anderson Nascimento, chefe do Departamento de Direito (DDI), a boa colocação da UFS é fruto do desempenho dos alunos e da qualidade do ensino público superior. “A boa qualificação do corpo docente composto por cientistas políticos, magistrados, defensores públicos e advogados proporcionam aos alunos uma ampla visão sobre as diversas áreas do estudo do direito”.

O estudante Carlos Eduardo, presidente do Centro Acadêmico Sílvio Romero (CASR), afirma que “este é um momento de comemoração, mas também deve ser encarado como um momento de reflexão a respeito da estrutura do curso”. O estudante ressalta o mérito dos alunos como fator determinante para o resultado apresentado nos últimos exames. “A maioria dos alunos a partir do sexto período já se encontra no mercado de trabalho, por meio de estágios ou de concursos públicos”, diz.

A opinião é compartilhada pelo colega Izac Silva, do 8° período. “Os estudantes são determinados, responsáveis e não se limitam aos conteúdos apresentados em sala de aula”, diz. Izac destaca também a importância de ter um corpo docente comprometido com o ensino e com a pesquisa. E ressalta ainda que “as mudanças no perfil das provas da OAB e de alguns concursos públicos tem redefinido o ensino do Direito, tornando-o menos dogmático e mais humanístico, acrescentando ao currículo disciplinas como sociologia jurídica e filosofia".

O presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Nascimento, afirma que “a UFS está de parabéns pelo resultado apresentado no último exame, demonstrando claramente que se pratica um bom ensino jurídico na universidade e que as instituições federais se mostram superiores quanto à qualidade do ensino do Direito”.

Mestrado

O bom desempenho acadêmico na graduação pode ser revelado também na pós. É o que pensa a professora Jussara Jacintho, chefe em exercício do mestrado em Direito. O curso http://www.ufs.br/?pg=noticia&id2=197iniciou suas atividades em 2010 com oferta anual de 15 vagas, sendo 3 institucionais (as inscrições estão abertas; veja aqui). O projeto pedagógico busca enfatizar a reflexão acerca das relações sociais com o objetivo de inovar e ir além dos padrões jurídicos.

“O bom desempenho no exame de ordem deve ser encarado como um ponto de partida e não como um ponto de chegada. Os resultados da graduação devem estimular a busca pela excelência também no curso de pós-graduação”, afirma a professora.

A docente destaca como fatores determinantes no resultado do exeme “o talento individual e o ambiente propício ao conhecimento oferecido pela instituição”.

O exame

O exame de ordem é um teste utilizado pela OAB e que concede o direito de advogar. A avaliação é dividida em duas fases, uma objetiva e outra discursiva. O candidato é considerado aprovado se possuir 50% de acerto na primeira prova e nota igual ou superior a seis na segunda etapa. A unificação do exame apresenta novas exigências como: a obrigatoriedade da divulgação do resultado final, do percentual de aprovação e da nota média de cada instituição.

Para Carlos Augusto Nascimento, presidente da OAB-SE, a prova unificada é interessante por possibilitar uma posição nacional das universidades. “O exame regionalizado apresentava alguns problemas quanto à forma de avaliação, muitos questionavam se o nível da prova aplicada em alguns estados não era inferior ao utilizado em outros, de modo que não era possível ter uma aferição geral do processo. Agora se utiliza a mesma prova em todo país, que é aplicada no mesmo dia e feita pela mesma instituição”, diz.

O resultado do exame da OAB contempla apenas os bacharéis e as instituições que possuem no mínimo dez estudantes inscritos. Ao todo, 18.223 (14,83%) dos 121.309 candidatos passaram no teste. Em segundo lugar entre as que mais aprovaram está a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 64,71% de aprovação, e em terceiro a Universidade de São Paulo (USP), com 63,76% de aprovados.

Veja aqui os nomes dos aprovados no 4° Exame Unificado da OAB .

Histórico

A Faculdade de Direito de Sergipe foi criada em 1950 por um grupo de advogados e magistrados, dentre eles Gonçalo Rollemberg Leite. Sua primeira turma foi formada em 1955. A incorporação à Universidade Federal de Sergipe se deu no momento da criação da própria UFS, em 1968. A partir dessa data o curso de Direito passou a integrar o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Ao longo de sua trajetória o curso formou pessoas de relevância como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, que obteve o diploma de bacharel em 1966; Augusto César Leite Carvalho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e Cézar Britto, formado em 1984, que ficou a frente do Conselho Federal da OAB por 3 anos. Na esfera local temos, entre outros, o governador Marcelo Déda, o ex-governador Albano Franco, e a desembargadora Suzana Carvalho (presidente do TRE-SE).

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 04 de novembro de 2011, 15:33