Atividades nos dias 29/2 e 1º/3 contemplam os novos professores e técnicos
“Tinha vontade de entrar num curso novo para crescer junto com ele ” diz a professora do curso de Geologia Cristine Lenz, que ingressou na UFS no dia 12 de abril de 2011, como adjunta. Gaúcha, ela é graduada, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Assim como ela, mais de 50 docentes e mais de 70 técnicos-administrativos entraram na UFS entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012. E é para eles que universidade, por meio da Gerência de Recursos Humanos (GRH), promove nos dias 29 de fevereiro e 1º de março uma série de atividades de integração, que culminarão numa solenidade de recepção.
Durante todo o dia 29, até a manhã do dia 1º, haverá palestras no auditório da Reitoria do campus de São Cristóvão e na Sala dos Conselhos, também na Reitoria. Já a solenidade de recepção ocorrerá às 15h do dia 1º, no auditório da Reitoria. O convite se estende, além dos novos servidores, aos pró-reitores, diretores, coordenadores de cursos e a toda a administração da UFS.
Segundo a gerente de Recursos Humanos, Teresa Lins, a finalidade das atividades é “colocar o servidor a par dos aspectos comportamentais e relacionais para o exercício do cargo, além da legislação que rege as relações de trabalho no serviço público”. Quanto à solenidade, ela afirma que “o grande objetivo é propiciar a relação de pessoas que trabalham em diferentes campi e que, do contrário, não teriam esse contato com tanta naturalidade”.
Indicadores
Na programação anterior à solenidade de recepção, serão apresentados, aos novos servidores, alguns indicadores da UFS. Segundo Teresa Lins, até janeiro de 2012, a UFS contava com 1.074 docentes efetivos e 1.131 técnicos. Atualmente, ainda existem 41 vagas para docentes em processo de abertura de concurso, apenas para o campus de Lagarto.
Há também 80 vagas para técnicos também em fase de abertura de concurso, para todos os campi. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) liberou mais 131 vagas para professores substitutos, também para todos os campi.
Por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFS está aguardando cerca de mais cem vagas para técnico e cerca de duzentas para docente, referentes a 2011 e 2012. De acordo com Teresa, o Governo Federal ainda prevê a abertura de novas vagas para este ano.
O economista, especialista e mestre em gestão de pequenos negócios pela própria UFS, Emerson Sousa, trabalha desde janeiro deste ano no Departamento de Recursos Materiais (DRM), e comenta o crescimento. “Cheguei à universidade em 1992, e hoje está muito diferente. É uma estrutura muito maior, é gratificante”, diz ele.
Ascom
comunica@ufs.br