Sex, 25 de novembro de 2016, 17:48

O trabalho continuará
Angelo Roberto Antoniolli

Na última quinta-feira (24), e após sermos submetidos ao processo de consulta eleitoral junto à comunidade acadêmica, formada por alunos, professores e técnico-administrativos, além de passar pelo crivo do Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe, como mandam as normas pertinentes ao caso, eis que fomos reempossados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, na sede do MEC, em Brasília. Conosco foram também empossados o reitor da Universidade Federal de Rondônia e a reitora da Universidade de Brasília – UNB. Aliás, o ministro tem empossado de três em três reitores, para dar conta de empossar a todos os eleitos até o fim do ano.

Chegamos ao início do segundo mandato com alguma experiência administrativa e com muita esperança. Sabemos, e o sabemos muito bem, que vivemos tempos difíceis no país sob os aspectos políticos e econômicos. Os desafios estão às portas de todos e em todos os setores da vida pública ou privada. Todavia, não podemos esmorecer diante dos desafios e dos embates que, por certo, haveremos de enfrentar. Como, ademais, já temos enfrentado. Somos esperançosos, mas não somos utópicos. Estamos atentos e não nos curvamos ao pessimismo.

Desde que pisamos os pés na UFS, na docência, há mais de 20 anos, sempre soubemos como enfrentar cada situação. Desde o tempo da primeira chefia de departamento ao comando da reitoria. E como todos o sabem comandar significa repartir mandos, dividir postos, apontar diretrizes, conjuntamente. Em suma, é estarmos abertos para a gestão participativa com quem tem o encargo de administrar numa expressão maior ou menor da atividade pública.

Continuaremos acreditando na necessidade de lutar pela universidade pública com atividades qualificadas no ensino, na extensão e na pesquisa. Para tanto, temos consciência plena de que a luta será árdua, extenuante, porém, por isso mesmo, desafiadora. Nos últimos quatro anos não foi diferente.

Haveremos de propugnar por uma Universidade que defenda e respeite o pluralismo. Buscar a unidade na diversidade. Eis o que continuaremos a fazer. A UFS continuará na busca de servir a sociedade sergipana, não apenas no especo intramuros, mas, também, nos espaços extramuros. A Universidade precisa avançar na prestação de serviços em parcerias com os Poderes Públicos constituídos em todas as esferas e em todos os níveis de governo.

Não deixaremos de procurar, por exemplo, as autoridades estaduais e municipais, que possam se interessar em nos dar as mãos. Do mesmo modo, continuaremos a buscar a atenção da nossa bancada federal, na Câmara e no Senado, que, a bem dizer, tem nos dado apoio. Apoio significativo dos parlamentares federais, uns mais, outros menos, que nos permitiram avançar em alguns aspectos e que, esperamos, possa nos ajudar muito mais. Afinal, a UFS é a única Universidade pública existente no território sergipano, e, como tal, deverá continuar merecendo a atenção dos nossos deputados federais e dos nossos senadores. Por isto somos gratos. E seremos.

Conosco, no último quadriênio, esteve, como vice-reitor, o professor André Maurício Conceição de Souza, que muito nos auxiliou em todos os meandros da gestão. A ele, a nossa gratidão pela colaboração e pelo companheirismo. No momento, ele optou por outro rumo. Que a sua vida seja plena de realizações.

Somos igualmente gratos a cada pró-reitor e pró-reitora, e a todos que nos ajudaram na gestão que findou. É natural que busquemos, agora, novos rumos. À comunidade acadêmica que nos elegeu por duas vezes, o nosso preito de gratidão.

Conosco assumirá a vice-reitoria a professora Iara Maria Campelo Lima, que tem dedicado mais de 20 anos à UFS, na área da Educação. Experimentada na gestão, na UFS e na municipalidade aracajuana, ela tem muito a nos oferecer. Com ela, nós dividiremos mais de perto os afazeres administrativos. Temos convicção de que a nossa parceria também será frutuosa para o bem da Universidade Federal de Sergipe.

Mais quatro anos pela frente. Pela frente, mais um quadriênio (2016-2020) de luta pela consolidação do que conseguimos construir e/ou implementar. Quatro anos para dar sequência à afirmação da UFS como uma Universidade que lutará sempre pela qualidade naquilo que faz. Que possamos fazer muito mais e bem melhor. Que possamos continuar a ser, enfim, uma Universidade criativa e inovadora.