Qua, 29 de março de 2017, 16:22

Estudante da UFS fica em segundo lugar no concurso "Mentes Brilhantes para o Turismo Militar"
Trabalho premiado se debruça sobre a Segunda Guerra Mundial em Sergipe
Cyndiane Escarlete Dias Vanconcelos recebeu o prêmio em evento no Rio de Janeiro. (foto: arquivo pessoal)

Cyndiane Escarlete Dias Vanconcelos, 24, aluna de mestrado em Sociologia da UFS e egressa de bacharelado em Turismo, recebeu no dia 17 de março, no Forte de Copacabana (RJ), o prêmio "Mentes Brilhantes para o Turismo Militar". O concurso é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa Nacional de Portugal, da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade Federal Fluminense e tem como objetivo divulgar aos turistas, nacionais e estrangeiros, locais que evocam a história militar do país.

Com o trabalho "Itinerário Cultural: Desvendando a II Guerra Mundial em Sergipe", Cyndiane conquistou o segundo lugar na edição brasileira do evento. Sua pesquisa retoma o episódio ocorrido entre os dias 15 e 16 de agosto de 1942, quando navios brasileiros foram atacados no litoral sergipano pelo submarino alemão U-507, levando à morte mais de 500 pessoas. O episódio foi decisivo para que o Brasil decidisse entrar na Segunda Guerra, enviando 25.334 soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater os nazistas na Itália.

A estudante conta que desde a graduação vem desenvolvendo o projeto sob a orientação de Mariana Selister Gomes, professora de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Departamento de Turismo (DTUR). “A importância do trabalho é promover uma educação histórica, cidadã, cultural e patrimonial sobre a Segunda Guerra Mundial em Sergipe, para a comunidade local, turistas e demais interessados”, explica Cyndiane. Além disso, seu projeto visa desenvolver o turismo cultural e militar no estado, gerando emprego e renda.

Apesar de o projeto ser voltado para a área de Turismo, a aluna diz que teve a intenção de somar o resultado com trabalhos desenvolvidos por outras áreas, promover reflexões sociológicas acerca do tema e divulgar os frutos da pesquisa para a sociedade.

A orientadora Mariana Gomes destaca a relevância da pesquisa e da premiação para a UFS e a comunidade local. “É importante porque resgata uma memória significativa para Sergipe e porque é desconhecida no Brasil e no estado, além de mostrar o papel do turismo e o potencial turístico-cultural em Sergipe”.

Atualizado em: Qua, 29 de março de 2017, 18:04