Sex, 05 de maio de 2017, 17:42

Orquestra Sinfônica da UFS faz concerto comemorativo aos 49 anos da instituição
Apresentação será no dia 15 de maio no Teatro Tobias Barreto

No próximo dia 15 de maio, às 20h, a Orquestra e o Coro da Universidade Federal de Sergipe celebrarão os 49 anos da instituição com um concerto no Teatro Tobias Barreto. Com obras eruditas populares, a orquestra e o coro são formados por alunos da UFS e têm a direção artística e regência do maestro Daniel Nery. A entrada é franca e a censura é livre.

O Concerto

Na primeira parte do programa serão apresentadas duas obras contrastantes: a abertura da opereta "O Poeta e o Camponês” de Franz von Suppé, e a missa n. 2 em Sol maior, de Franz Schubert, com a participação do coro da UFS e solistas da universidade. Na segunda parte, a Sinfonia n. 1 em dó maior, de Ludwig van Beethoven e a grandiosa Marcha Eslava de Peter Tchaikovsky que encerra o concerto.

Segundo o maestro, o repertório escolhido compreende obras importantes para a formação de um músico. “Para os alunos, muito além de um concerto, o evento é a celebração de um contínuo aprendizado ao longo dos ensaios, envolvendo música, história, filosofia, entre outras disciplinas interligadas, corroborando para sua formação artística e humana, exatamente o que um projeto de extensão, como a Osufs e o Corufs, pretende ser”, explica Nery.

Histórico

Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e Sertão (Nossa Senhora da Glória).

O regente

Professor de regência e regente titular da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Atua também como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 11 de maio de 2017, 10:31
Notícias UFS