No próximo dia 15 de maio, às 20h, a Orquestra e o Coro da Universidade Federal de Sergipe celebrarão os 49 anos da instituição com um concerto no Teatro Tobias Barreto. Com obras eruditas populares, a orquestra e o coro são formados por alunos da UFS e têm a direção artística e regência do maestro Daniel Nery. A entrada é franca e a censura é livre.
O Concerto
Na primeira parte do programa serão apresentadas duas obras contrastantes: a abertura da opereta "O Poeta e o Camponês” de Franz von Suppé, e a missa n. 2 em Sol maior, de Franz Schubert, com a participação do coro da UFS e solistas da universidade. Na segunda parte, a Sinfonia n. 1 em dó maior, de Ludwig van Beethoven e a grandiosa Marcha Eslava de Peter Tchaikovsky que encerra o concerto.
Segundo o maestro, o repertório escolhido compreende obras importantes para a formação de um músico. “Para os alunos, muito além de um concerto, o evento é a celebração de um contínuo aprendizado ao longo dos ensaios, envolvendo música, história, filosofia, entre outras disciplinas interligadas, corroborando para sua formação artística e humana, exatamente o que um projeto de extensão, como a Osufs e o Corufs, pretende ser”, explica Nery.
Histórico
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).
Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e Sertão (Nossa Senhora da Glória).
O regente
Professor de regência e regente titular da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Atua também como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).
Ascom
comunica@ufs.br