Qua, 28 de maio de 2025, 14:36

Estudantes da educação básica de Aracaju participam de práticas esportivas na UFS
Parceria foi renovada com a Secretaria Municipal da Educação da capital
Crianças são da rede municipal de Educação de Aracaju (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Crianças são da rede municipal de Educação de Aracaju (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Cerca de 150 crianças de 11 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Aracaju estão participando do Programa InterAção Esporte, gerido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Secretaria de Educação da capital (Semed). O relançamento do projeto, criado há quatro anos, foi realizado nesta quarta-feira, 28, no Auditório da Reitoria da instituição.

Desenvolvido pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/UFS), o InterAção Esporte alia acompanhamento psicológico, nutricional, reforço escolar, robótica, fisioterapia, entre outros, com práticas desportivas, como atletismo e paratletismo, futebol, handebol, natação e paranatação, voleibol, jogos populares/recreativos, dança, badminton e parabadminton.

A iniciativa, segundo o coordenador da Copre, Ailton Oliveira, visa integrar esporte, cidadania e extensão universitária como ferramenta de transformação social. “As crianças vêm aqui para a UFS todas as terças e quintas, manhã e tarde, e têm práticas diversas de esporte, contato com o meio ambiente, cultura e arte, na perspectiva da formação cidadã”.


Coordenador da Copre, Ailton Oliveira, destacou contato com esporte, meio ambiente, cultura e arte (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Coordenador da Copre, Ailton Oliveira, destacou contato com esporte, meio ambiente, cultura e arte (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A secretária municipal de Educação de Aracaju, Edna Amorim, ressaltou a importância do projeto para as crianças, que muitas vezes moram em regiões periféricas e sem acesso ao esporte.

“Os alunos vêm para a UFS no contraturno das aulas. Conseguimos tirá-los do ócio para trabalhar com o esporte, e além disso, diminuímos os índices de evasão escolar, porque o aluno fica motivado através do esporte, de estar na sala de aula”.


Secretária municipal de Educação de Aracaju, Edna Amorim (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Secretária municipal de Educação de Aracaju, Edna Amorim (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Para o reitor da UFS, André Maurício, o projeto alinha a cidadania com a perspectiva de futuro dos estudantes da educação básica. “O processo de cidadania é uma vitória e tem que ser construída a cada dia. Projetos como esse fazem com que as pessoas se sintam pertencentes a uma comunidade, gerando até uma perspectiva de, no futuro, estarem aqui com a gente na universidade, dando a essas crianças uma perspectiva de terem realmente uma vida digna”, falou.


Reitor André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reitor André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Há mais de um ano integrando o projeto, o estudante do 7º período do curso de Educação Física da UFS, Samuel Matos, disse que o contato com os professores da graduação e com os alunos e docentes da educação básica gera trocas de experiências significantes.

“Nós apresentamos diferentes esportes e regras e também tentamos fazer um link com a vida escolar e geral das crianças. Para nós, que estamos no curso de formação, é muito interessante ter esse contato com as crianças e o projeto fornece isso de forma excepcional”, celebrou.


Samuel Matos é aluno do curso de Educação Física da UFS (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Samuel Matos é aluno do curso de Educação Física da UFS (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Superação

Durante o projeto, casos de superação ocorrem rotineiramente, principalmente envolvendo crianças com deficiência. As experiências impactam diretamente na vida pessoal e familiar dos estudantes, como informou o coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Igor Sampaio.


Coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Igor Sampaio (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Igor Sampaio (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

“Temos um exemplo muito bonito que é de uma estudante autista não verbal e, no início do projeto teve muita dificuldade, principalmente, na paranatação. Ela só colocava a mão na água da piscina, depois só colocava o pé, mas ao final de um ciclo, vimos a mãe dela filmando e chorando, porque a menina saltou na piscina, aprendeu a nadar e ampliou as relações sociais”, lembrou.

“Nossa proposta não é formar atletas. Queremos que as crianças tenham o máximo de prática corporal possível para que essas associações que o movimento têm em relação a corpo e aprendizagem, melhorem as relações interpessoais”, completou Igor Sampaio.


(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Jéssica França - Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 28 de maio de 2025, 15:09
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