Ter, 21 de novembro de 2017, 10:00

“Não é sobre consumir menos, é sobre consumir consciente”, diz professor Zysman, da Unifesp, durante o 2º Seminário de Turismo da UFS
Evento, que vai até esta quarta, 22, está inserido na programação da Semana Acadêmico-Cultural (Semac)
"Precisamos encontrar uma lógica de bem-estar social que diminua o consumo sem afetar a qualidade de vida", diz o palestrante. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

Educador ambiental. É assim que se define o professor Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele participou na tarde de ontem, 20, da mesa de abertura do 2º Seminário Nacional de Turismo da UFS, promovido durante a 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac). O professor proferiu a palestra “Turismo e Sustentabilidade: um diálogo necessário no século XXI”, que tratou de questões ambientais e dos desafios que precisam ser enfrentados para resolver os problemas que as envolvem.

Veja as fotos do evento

Confira a programação completa do Semac

“Sustentabilidade não é apenas sobre consumir menos, mas sobre consumir de maneira consciente. Precisamos encontrar uma nova lógica de bem-estar social que diminua o consumo sem afetar a qualidade de vida”, disse o professor diante de uma plateia de alunos, professores e membros da comunidade externa.

Todos os ouvidos se mostravam atentos às pontuações colocadas por Zysman Neiman e os olhares se fixavam na apresentação dos principais problemas e na proposição de possíveis soluções. Todos preocupados em resolver uma das grandes questões do século XXI: como pensar a sustentabilidade e o equilíbrio do planeta?

Evento ocorreu no auditório da Didática V.

“Se os recursos estão acabando e o consumo aumentando, uma hora esses dois fatores vão se cruzar e esses recursos irão acabar. Temos que encontrar um equilíbrio”, afirmou Zysman. “Precisamos respeitar os limites da natureza para que ela tenha tempo de se regenerar. Isso é sustentabilidade: respeitar os limites do planeta”.

O professor falou também sobre como o turismo está envolvido em todo o processo e de que maneira ele deve ser repensado. “Não consigo imaginar uma comunidade em que o turismo se instalou que não tenha causado altos impactos ambientais. Devemos, agora, pensar em fazer um turismo que seja sustentável ou essa atividade continuará sendo degradadora para o meio ambiente”.

Diálogo

Segundo Rosana Eduardo,do Departamento de Turismo (DTUR), o evento é um momento de estabelecer diálogos. "Momento de intercâmbio e aproximação".

A professora Rosana Eduardo, chefe do Departamento de Turismo (DTUR), acredita que as palavras do professor Zysman são uma maneira de ecoar o problema e realizar um diálogo abrangente. “Este ano tivemos um quantitativo interessante de trabalhos apresentados e contamos com a participação de alunos de outros estados, de mestrado, doutorado, especialização e graduação, todos estão participando”.

Ainda segundo a professora, é estratégico pensar na realização do evento dentro da Semac. “Observamos que era importante fazer esse seminário dentro da programação da Semac, que é uma semana que a universidade realiza atividades de pesquisa e extensão, duas das vertentes do nosso evento”.

Ela também conta que esse é um momento de congregação, de estabelecer diálogos. “Temos alunos de diversos cursos da UFS, alunos do IFS, de outras universidades e estados. É um momento de intercâmbio e aproximação, além da participação do trade turístico, que traz nomes importantes de diversas instituições do turismo em Sergipe”.

2º Seminário de Turismo segue com programação até amanhã, 22.

Para Augusto César, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), a importância de eventos como o Seminário de Turismo está pautada na interação que a universidade consegue estabelecer com a sociedade.

“A Semac tem esse papel de movimentar os alunos e a universidade no sentido de trazer assuntos importantes que estão pautados na sociedade para dentro da universidade e, consequentemente, trazer também essa sociedade”, diz. “Além disso, é um momento de estabelecer um diálogo com os alunos e fazer com que eles discutam conceitos e conteúdos que não são vistos em sala de aula, que são complementares”.

Um desses alunos é Matheus Nascimento. Ele está no 8º período de Turismo e vê no evento uma oportunidade para aperfeiçoar seu processo de formação. “É importante porque temos um ambiente de diálogo e uma construção acadêmica que fazemos aqui, através desse coletivo”, afirma.

“A questão do turismo também é muito importante para a sociedade porque, embora o turismo desenvolva a economia, é uma das atividades que mais depredam o ambiente, o espaço natural e social. Acho que o diálogo é extremamente necessário justamente para evitarmos ou minimizarmos os impactos provocados por essa atividade”, conta Matheus.

O 2º Seminário de Turismo segue com programação até amanhã, 22.

Semac

Com o tema “Qualidade e desempenho acadêmico”, a IV Semana Acadêmica da UFS (Semac) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para, efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social. O evento vai de segunda, 20, a sexta, 24.

Atualizado em: Ter, 21 de novembro de 2017, 16:12