
Duas estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram selecionadas para o Programa Caminhos Amefricanos, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) voltada ao fortalecimento das relações Brasil–África e à promoção da igualdade racial. O intercâmbio acadêmico ocorrerá entre os dias 21 de fevereiro e 8 de março, na República Dominicana.
As estudantes participarão da edição do programa destinada ao país caribenho, que integra o Programa Sul-Sul, e desenvolverão atividades formativas, acadêmicas e culturais ao longo do período de imersão. A seleção das participantes ocorreu a partir de artigos desenvolvidos paara o programa.
Uma das selecionadas é Bianca Patricia Silva do Carmo, estudante do 9º período do curso de História, vinculada ao Departamento de História (DHI/UFS), sob orientação do professor Jorge Luiz Zaluski. Seu TCC tem como tema “Imagens de Controle: a reverberação de estereótipos sobre mulheres negras na mídia televisiva, observando Todo Mundo Odeia o Chris (2005)”, no qual analisa representações de mulheres negras em produtos da mídia de massa.
Bianca conta que o interesse pelo tema surgiu a partir de sua relação com a série desde a infância e do impacto que essas narrativas tiveram em sua construção de consciência racial. A partir do tema desenvolvido em seu TCC, também estruturou a pesquisa que será aplicada durante o intercâmbio. Segundo ela, o recorte adotado nesta etapa é menos abrangente e se concentra na relação entre gênero e a imagem das mulheres negras nas mídias de massa.
A futura historiadora também destacou o significado da seleção para o programa. “Como estudante, isso é muito inspirador, porque não é algo que a gente espera, algo que a gente quer, mas algo que a gente não espera que vai chegar até a gente. Então, ser agraciada com essa bolsa, com essa política pública que chega até mim, da onde eu vim também, é uma coisa realmente surpreendente e animadora”, afirmou.

A outra selecionada é Ingrid Barbosa dos Reis, recém-graduada em Filosofia pela UFS, vinculada ao Departamento de Filosofia (DFL/UFS), sob orientação do professor Evaldo Becker. Ingrid desenvolveu o TCC “Condorcet: Reflexões sobre a Escravidão: O Pensamento de Condorcet e a Revolução no Haiti”, pesquisa iniciada durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Segundo a pesquisadora, a proposta do programa possibilita ampliar o alcance da pesquisa acadêmica. “Eu iniciei a minha pesquisa com o Pibic e desde então eu tinha um apreço muito grande pela pesquisa. Quando surgiu o edital, eu achei a oportunidade perfeita de aplicar a minha pesquisa para além do acadêmico, porque eu posso fazer uma pesquisa de campo”, explicou.
Natural da Bahia, Ingrid também ressalta a importância da UFS em sua trajetória acadêmica. “Eu venho do lado interior da Bahia, onde as perspectivas de cultura são algumas. Então, eu tive a oportunidade de vir estudar aqui na UFS, onde o meu departamento tem um campo de pesquisa muito amplo. Ter vindo estudar na UFS, ter tido o apoio do meu orientador, ter tido o apoio dos meus amigos, foi crucial para eu conseguir estar indo para lá”, destacou a pesquisadora.
O processo de preparação para o intercâmbio está sendo organizado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a CAPES. As atividades preparatórias envolvem orientações gerais sobre o programa, além de conteúdos voltados à história do país de destino e à língua espanhola. As estudantes também foram contempladas com bolsa para custear as diárias de hospedagem em hotel localizado nas proximidades da universidade onde serão desenvolvidas as atividades acadêmicas.

Programa Caminhos Amefricanos
O Programa Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa foi anunciado em São Luís (MA) e, nesta edição, marca a primeira vez que estudantes da Universidade Federal de Sergipe são contemplados.
O edital que rege o programa foi publicado pela Capes, em 23 de dezembro de 2024, por meio do Edital Conjunto nº 4/2024, contemplando edições no Peru, em Angola e na República Dominicana, com a oferta de 50 vagas para cada país.
A edição da República Dominicana é realizada em parceria com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), com sede em Santo Domingo. Durante o intercâmbio, os participantes realizam estudos de curta duração, participam de eventos científicos e realizam visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.
Ascom UFS
