Qua, 05 de junho de 2019, 10:14

Peac realiza V Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais nos dias 7 e 8 de junho
Evento acontece no Oceanário de Aracaju às 19h
Madá e Adelaide nas edições anteriores da feira. (fotos: Peac)
Madá e Adelaide nas edições anteriores da feira. (fotos: Peac)

V Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais será realizada nos dias 7 e 8 de junho. Representantes de comunidades da costa sergipana e de dois municípios da Bahia se reunirão no Oceanário de Aracaju para exposição e comercialização dos produtos fabricados nas próprias comunidades. Com início previsto para as 19h, o evento terá entrada gratuita e será aberto ao público que deseja conhecer mais sobre as tradições e a riqueza cultural encontrada nos territórios costeiros, que envolvem desde gastronomia e artesanato até música e a dança.

A feira compõe a programação do XI Encontro do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (Peac) e objetiva evideciar o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais. Nesta sexta (07), entre as atrações do evento, os participantes terão oportunidade de prestigiar o Samba de Coco do Mosqueiro com o mestre Diô e presença das mestras Madá e Adelaide do Povoado Ilha Grande.

No sábado (08), será a vez de conhecer a Batucada Improviso do Quilombo Ponta de Areia e a Quadrilha Rosa dos Ventos do bairro Santa Maria. Durante a feira também serão expostos e comercializados pratos com mariscos, cocadas, doces, geleias e mel, além de peças de artesanato de palha de taboa e ouricuri, artes em quadros e biojóias. Esses produtos compoem a diversidade cultural refletida pelas mãos dos pescadores, marisqueiras, catadoras de mangaba, camponeses e camponesas presentes na feira.

De acordo com o membro da comissão organizadora da feira, Itamar Peregrino, o evento fortalece a cultura culinária e artistica da região. “Essa feira vai além da venda de produtos, é um encontro de experiências, de trocas de culturas”, afirma.

Programação completa

SEXTA-FEIRA (07), ÀS 19H

Forrobodó Vinil Sound System

Grupo de Teatro Raízes Nordestinas

Samba de Coco do Mosqueiro (part. Madá e Adelaide)

Karmem Korreia

SÁBADO (08), ÀS 19H

DJ Grau

Batucada Improviso do Quilombo Ponta de Areia

Apresentações de Espadas

Quadrilha Rosa dos Ventos

Robson do Rojão


Evento traz representantes de comunidades da costa sergipana e de dois municípios da Bahia.
Evento traz representantes de comunidades da costa sergipana e de dois municípios da Bahia.

XI Epeac

O Encontro do Peac (Epeac) representa um grande momento de discussão sobre as questões e conflitos existentes nas comunidades costeiras e chega à sua décima primeira edição enfatizando os debates atuais sobre legislação ambiental, políticas públicas, comunicação popular, identidade, cultura e territorialidade, entre outros.


Peac

Com o convênio administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese/UFS), o Peac está no marco do licenciamento ambiental federal para exploração de petróleo e gás offshore na bacia Sergipe/Alagoas e abrange 95 comunidades tradicionais de toda a costa sergipana - espacializadas em dez municípios - e de Conde e Jandaíra, na Bahia.

Peac


Atualizado em: Qua, 05 de junho de 2019, 10:44
Notícias UFS