A Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou nesta sexta-feira (16) uma portaria que concede a aceleração da progressão por capacitação a servidores técnicos-administrativos da instituição.
A medida, assinada pelo reitor da UFS, André Maurício Conceição, e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Jailton de Jesus Costa, leva em consideração dispositivos legais como a Lei nº 11.091/2005, a Medida Provisória nº 1.286/2024 e a Nota Técnica nº 1/2025 do Ministério da Educação (MEC). A decisão está formalizada na Portaria nº 1531/2023-GR e tem como base o Processo Eletrônico nº 23113.018050/2025-38. A lista dos servidores contemplados consta no Anexo I da publicação.
De acordo com Jailton de Jesus Costa, a Progep está finalizando os procedimentos para inclusão das acelerações ainda na folha de maio. Além disso, também está trabalhando nos cálculos dos valores retroativos, que serão pagos a partir do mês de junho.
“Sabemos que essas mudanças são muito aguardadas e reforçamos nosso compromisso com a transparência. Se surgirem dúvidas, a Progep está à disposição pelos canais oficiais. A UFS reconhece e valoriza o trabalho essencial de todos os técnicos-administrativos e conta com cada um para seguir construindo uma universidade ainda melhor”, disse o pró-reitor.
Para o coordenador-geral do Sintufs, Wagner Vieira, a reitoria da UFS entende a importância da valorização dos trabalhadores técnicos-administrativos. “Foi seguida a sinalização da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, mantendo a valorização dos TAEs e implementando a aceleração. Então acho que é uma grande vitória para a categoria. Nós estávamos há muitos anos com o salário defasado. Isso, de certo modo, vai dar uma melhoria na condição salarial dos trabalhadores”.
De acordo com o Art. 2º da portaria, os efeitos financeiros decorrentes da aceleração de progressão terão vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, impactando diretamente na remuneração dos servidores beneficiados. A medida visa reconhecer e valorizar o esforço dos profissionais que investiram em sua qualificação profissional, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica.
A portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Interno de Serviço da universidade.
Ascom UFS