Seg, 15 de junho de 2020, 18:32

Hospital de campanha HUL-UFS/Ebserh entra em funcionamento em Lagarto com leitos de UTI
A unidade provisória é a primeira no estado a contar com leitos de terapia intensiva

Primeira unidade provisória no estado a contar com leitos de terapia intensiva, o hospital de campanha do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) começa a funcionar a partir desta segunda-feira, 15, ampliando o suporte de atendimento médico-assistencial a pacientes acometidos pela Covid-19 no âmbito da Rede de Atenção à Saúde de Sergipe.

A unidade provisória, com capacidade para 20 leitos, está iniciando com 10 leitos de UTI a partir desta semana e com a disponibilização de mais 10 leitos de terapia intensiva a partir do próximo dia 29 de junho, com uma segunda convocação de profissionais de saúde aprovados em processo seletivo emergencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essa é mais uma iniciativa do Hospital Universitário de Lagarto para o enfrentamento ao Covid-19, considerando que o hospital já dispõe desde o início de abril de uma Unidade de Doenças Respiratórias para triagem e atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus, que conta com 16 leitos para pacientes suspeitos e 30 leitos para pacientes confirmados – sendo 10 de terapia intensiva.

Com isso, até o final de junho e somente dentro das ações de combate à pandemia o Hospital Universitário de Lagarto terá disponibilizado um total de 66 leitos totalmente dedicados ao acolhimento e assistência do público frente à pandemia Covid-19, sendo 30 leitos de UTI e mais 36 leitos de enfermaria para pacientes suspeitos ou confirmados.

“Neste momento nos sentimos felizes pela missão cumprida, pelo trabalho realizado por toda a equipe do HUL, pelo apoio dos nossos parceiros e instituições alinhadas nesse propósito, que nos permite proporcionar esta entrega à sociedade sergipana” ressalta o professor Manoel Cerqueira Neto, superintendente do HUL.

Nesse sentido, o superintendente do HUL destacou o apoio da Ebserh e MEC para a consecução do projeto do hospital provisório. “Pelo apoio constante e presente, como sempre enfatizado pelo diretor Vice-Presidente Executivo, Eduardo Chaves Vieira e pelo Presidente Oswaldo de Jesus Ferreira”, pontua Manoel Cerqueira, referindo também o apoio da Reitoria, Vice-reitoria e Comitê de Crise para o Coronavírus da UFS, como também por parte da SES.

“Todo o mérito desse trabalho não está na construção e envolvimento de um, mas sim de todos! Não se faz nada sozinho, mas juntos!”, observa o superintendente. “Porque assim estaremos mais fortes para ajudar a sociedade e o estado no objetivo que é proporcionar um atendimento mais qualificado e resolutivo neste momento à população sergipana”, finaliza.

Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação do HUL


Notícias UFS