Ter, 23 de junho de 2020, 09:04

Conheça um pouco mais sobre os programas de Residência Pedagógica e Iniciação à Docência da UFS
Inscrições para RP e Pibid estão abertas até o próximo dia 7 de julho

Abel Victor e Josafá Neto | Rádio UFS - A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu, nesta segunda-feira, 22, o período para inscrições nos programas de Residência Pedagógica (RP) e de Iniciação à Docência (Pibid). Os interessados nas 912 vagas podem se inscrever até o próximo dia 7 de julho. Ambos os programas integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Podem participar alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História, Geografia, Pedagogia, Física, Química e Filosofia. As vagas para a Residência Pedagógica estão disponíveis para alunos dos campi de Itabaiana e São Cristóvão, além do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad). Já o Pibid atende os campi de São Cristóvão e Itabaiana.

A Residência e o Pibid fazem parte dos programas de formação de professores da educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cabe à fundação do Ministério da Educação (MEC), fomentar e induzir, em parceria com Estados, Municípios e o Distrito Federal, através de instituições de ensino superior, a formação continuada de profissionais da educação básica brasileira.

+ UFS divulga editais de seleção para Residência Pedagógica e Pibid

Nesta reportagem especial, você vai conhecer o que é, como funciona e os objetivos específicos dos programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência.


Experiência do Pibid já virou tema de livro na UFS. Foto: Maria Odília/SEDUC
Experiência do Pibid já virou tema de livro na UFS. Foto: Maria Odília/SEDUC

RP

A Residência Pedagógica é uma oportunidade para o estudante de licenciatura exercitar, de forma ativa e colaborativa, os conhecimentos aprendidos no curso através de experiências em salas de aula de escolas públicas da educação básica do estado.

Acompanhado por um orientador (professor da universidade) e por um preceptor (professor da escola), o aluno é inserido no cotidiano das escolas para que ele compreenda e supere desafios e aperfeiçoe os métodos de ensino-aprendizagem por meio de atividades, como regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

De acordo com os objetivos institucionais da UFS, a RP também tem a finalidade de “fortalecer a relação entre a UFS e a educação básica e promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).”

O coordenador institucional do programa na Universidade, professor Christian Lindberg, explica que “para poder participar, o estudante precisa atender a um destes dois pré-requisitos: o primeiro, 50% dos créditos integralizados e o segundo, estar matriculado no quinto semestre em diante dos seus respectivos cursos. O programa está previsto para começar já no próximo mês de agosto," detalha o coordenador.

O estudante selecionado recebe uma bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no valor de R$ 400, com duração de 18 meses, divididos em três módulos de seis meses, e carga horária semanal de oito horas.

Entre as atividades desenvolvidas no programa de Residência Pedagógica, estão: elaboração de planos de aula, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino e regência com acompanhamento do preceptor da escola.

“A experiência que tivemos na primeira versão do programa foi uma experiência muito exitosa. Não só para as escolas de educação básica envolvidas, mas também os nossos alunos, pois foi uma oportunidade adicional para formação inicial deles no sentido de perceber a aplicabilidade daquilo que eles estudam nas diversas licenciaturas que ofertamos na UFS. Então, foi uma experiência exitosa e vamos trabalhar para que isso aconteça novamente nos próximos dezoito meses”, ressalta.


Professor Christian Lindberg coordena RP na UFS. Foto: Maria Odília/SEDUC
Professor Christian Lindberg coordena RP na UFS. Foto: Maria Odília/SEDUC

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência também tem o objetivo de aproximar o estudante da futura área de trabalho através de experiências na educação básica. É ainda uma forma de aprimorar ações acadêmicas nos cursos de formação.

A ideia do programa é inserir os alunos no ambiente escolar público para observação e reflexão das práticas pedagógicas adotadas nos estabelecimentos de ensino e, a partir daí, criar e participar das mais variadas atividades e ações para superar problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Neste caso, os alunos são acompanhados por um professor da UFS e um supervisor (professor da escola).

Segundo a UFS, os objetivos centrais do Pibid são levantar e analisar “características locais, bem como dos interesses e das necessidades das redes de ensino, tanto do ponto de vista dos dirigentes quanto dos profissionais do magistério e dos alunos das escolas participantes dos subprojetos, visando aproximar expectativas, metodologias, didáticas e apoio técnico-profissional no desenvolvimento do projeto institucional.”

O coordenador do programa na Universidade, professor Erivanildo Lopes, lembra que “podem participar apenas estudantes de licenciatura que não tenham concluído 60% da carga regimental do curso. A bolsa de iniciação à docência também tem o valor de R$400 a serem pagos durante 18 meses pela Capes," afirma o coordenador do Pibid.

“Essas informações constam no edital 13/2020/Prograd, assim como período de inscrições, que vai de 22 de junho a 7 de julho de 2020. O processo seletivo consistirá de algumas poucas etapas, como análise do histórico escolar, uma carta de intenção e uma entrevista. A entrevista vai ser realizada via plataforma virtual”, finaliza Lopes.

Entre as tarefas dos estudantes selecionados para o programa de Iniciação à Docência, estão: participar das atividades definidas pelo plano de trabalho de acordo com o subprojeto, dedicar-se, no mínimo, 32 horas mensais, das ações do programa e participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes.


Atualizado em: Ter, 23 de junho de 2020, 09:57
Notícias UFS