Sáb, 12 de junho de 2021, 19:29

Falece Simone Leite, enfermeira formada pela UFS e importante liderança do Movimento Popular de Saúde
Ela dedicou sua carreira à luta pela saúde social

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lamenta profundamente a morte de Simone Maria Leite Batista, que faleceu na manhã deste sábado, 12. Simone era diabética, teve um pico de hipertensão e veio a óbito. Formada em enfermagem, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e servidora vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Simone dedicou sua carreira à luta pela saúde social.
Na universidade, participou de vários projetos de pesquisa e extensão. Foi responsável pela aproximação da comunidade com a Universidade através das práticas integrativas e populares. Esteve à frente de projetos de extensão na Proex/UFS com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), na “Sala de Cuidados”, do Campus de Lagarto, no Projeto ViverZEN UFS e na Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics/UFS). Sempre presente, Simone colaborou ativamente em cursos e capacitações para líderes comunitários buscando disseminar saberes e fazeres tradicionais no suporte à vida e nos cuidados com a saúde mental durante a pandemia.

Ajudou a construir o Movimento Popular de Saúde (Mops) tanto na cidade de Aracaju, como no estado de Sergipe, participando na organização da Rede Nacional de Educação Popular em Saúde (Redepop). Simone contribuiu para a institucionalização do campo da Educação Popular dentro do Ministério da Saúde. Participou da construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (Pneps/SUS), que implanta as áreas de homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia e medicina tradicional chinesa no Sistema Único de Saúde (SUS).

A atuação de Simone sempre cobrou ativamente e orientou o poder público para que houvesse a institucionalização adequada destas práticas no SUS, buscando a garantia da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, que diz respeito à participação popular, à gestão participativa, ao cuidado, à formação e às práticas educativas em Saúde. Recentemente organizou livro contando a integração das ações em Pics com a UFS.
Simone faleceu aos 64 anos, ela era casada e deixa três filhos. Fará muita falta. Uma perda muito significativa para a saúde de Sergipe.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Simone faleceu aos 64 anos, ela era casada e deixa três filhos. Na universidade, participou de vários projetos de pesquisa e extensão. Foi responsável pela aproximação da comunidade com a Universidade através das práticas integrativas e populares. (foto: Arquivo pessoal)
Simone faleceu aos 64 anos, ela era casada e deixa três filhos. Na universidade, participou de vários projetos de pesquisa e extensão. Foi responsável pela aproximação da comunidade com a Universidade através das práticas integrativas e populares. (foto: Arquivo pessoal)
Atualizado em: Sáb, 12 de junho de 2021, 21:32
Notícias UFS