Ter, 22 de junho de 2021, 12:52

UFS lança edital para apoiar publicações científicas de alto impacto
Um dos objetivos é fortalecer a pesquisa na universidade, apoiando institucionalmente os pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), acaba de lançar o Edital de Apoio a Publicações Científicas de Alto Impacto.

Clique aqui para acessar o Edital Posgrap/COPGD/UFS Nº 05/2021.

O documento, voltado aos pesquisadores/docentes dos Programas de Pós-Graduação Acadêmicos e Profissionais (PPG) stricto sensu da UFS, visa ao apoio de publicações de artigos/manuscritos de alto impacto em língua estrangeira (preferencialmente inglês), realizadas em um manuscrito científico em revista indexada nas plataformas Scopus ou Web of Science com Highest percentile maior ou igual a 87,5% na área de conhecimento do PPG ou áreas afins.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da UFS, Gladston Santos, um dos objetivos desse edital é fortalecer a pesquisa na universidade, apoiando institucionalmente os pesquisadores, estudantes e os próprios grupos de pesquisa.

Consolidação

“A ideia é contribuir para a consolidação dos programas de pós-graduação e de linhas de pesquisa, pois é papel da Posgrap fazer o apoio aos programas de pós-graduação e, dentro desse papel, uma das opções é o lançamento de edital visando ao apoio de publicações”, pontua o coordenador.

Gladston Santos é coordenador de Pós-Graduação da UFS. (foto: Schirlene Reis)

As propostas aprovadas serão financiadas de acordo com os recursos do orçamento disponibilizado pela Posgrap, no valor global de R$ 100 mil, sendo que cada proposta apresentada terá como valor máximo R$ 5 mil, limitado a uma proposta por proponente.

Porém, para atender ao edital, o pesquisador precisa obedecer a alguns critérios, como pertencer ao quadro efetivo da UFS e ser docente do quadro permanente de um Programa de Pós-Graduação da Universidade.

As solicitações deverão ser encaminhadas, a partir do próximo dia 5 de julho, à Coordenação de Pós-graduação, exclusivamente via Sipac, por meio de processo eletrônico que deve ser instruído com os documentos listados no edital.

Suporte

“Precisamos dar suporte aos programas no que diz respeito ao apoio de publicações, porque isso vai fortalecer a pesquisa dos programas e, consequentemente, da universidade. É necessário também visar à consolidação dos programas, pois, quando eles têm apoio, se consolidam, se firmam e a gente consegue ter melhores respostas dentro das avaliações acadêmicas”, reforça Gladston.

“Estamos fechando uma avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] agora. A pós-graduação da UFS é relativamente jovem. A maior parte dos programas ainda está em crescimento, ações nesse sentido auxiliam a consolidação desses programas e, para isso, precisam de apoio. A perspectiva é que isso melhore, complemente e auxilie nos índices dos programas, pensando na próxima avaliação que teremos”, comenta o coordenador.

De acordo com o edital, o prazo final das solicitações vai até que seja atingido o total do recurso disponibilizado, considerando o final do exercício financeiro (outubro) do ano de 2021. Já a avaliação de enquadramento e a contratação das propostas recebidas serão realizadas considerando o fluxo de apresentação. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o edital podem ser obtidos pelo endereço eletrônico copgd@academico.ufs.br.

Andreza Azevedo

comunica@academico.ufs.br