Qua, 30 de junho de 2021, 16:40

Projeto de nutrição da UFS auxilia seleção de ginástica rítmica
Trabalho auxiliou a equipe brasileira na conquista pela vaga para as olimpíadas de Tóquio
Acompanhamento nutricional auxiliou a atingir a composição corporal desejada das atletas olímpicas. (Fotos: Ronaldo Gonçalo)
Acompanhamento nutricional auxiliou a atingir a composição corporal desejada das atletas olímpicas. (Fotos: Ronaldo Gonçalo)

Com apoio do projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para auxiliar na nutrição de suas atletas, a equipe brasileira de ginástica rítmica conquistou vaga nos Jogos Olímpicos em Tóquio, que ocorrerão a partir de julho de 2021. Coordenado pela professora Renata Rebello Mendes, professora do Departamento de Nutrição da UFS, o projeto UFS-Confederação Brasileira de Ginástica (UFS-CBG) é voltado para o preparo nutricional do time, com avaliações, análise da rotina de treinos e foco na performance.

Segundo a professora Renata Rabello, a ginástica rítmica é uma modalidade estética e acrobática. Sendo assim, o peso corporal é considerado importante requisito para o bom desempenho em movimentos técnicos. “Atletas de menor porte parecem ganhar vantagens biomecânicas. Sendo assim, o acompanhamento nutricional permitiu com que as atletas atingissem a composição corporal desejada (reduzindo a gordura corporal), ao mesmo tempo que preservou a saúde e colaborou para o aumento de performance das ginastas”, ressalta.

A prevenção de lesões também foi um dos focos do projeto, em conjunto com outros profissionais da equipe multidisciplinar que cuida das atletas. “O objetivo é continuar trabalhando para os ajustes finais, até que chegue o grande dia: Jogos Olímpicos de Tóquio”, comemora a professora e coordenadora do projeto de extensão.


Foram elaborados planos e orientações nutricionais para cada ginasta
Foram elaborados planos e orientações nutricionais para cada ginasta

Parceria

O atual projeto de extensão de apoio nutricional das atletas da seleção brasileira de ginástica rítmica é a continuação de outros projetos institucionais realizados anteriormente entre a UFS e a CBG. A parceria iniciou em 2015, por meio de um projeto de Iniciação Científica da aluna do Departamento de Nutrição, ainda no período pré-olímpico do ciclo de 2016. A seguir, foi mantido por mais projetos de iniciação científica com alunas do curso de nutrição da UFS e coordenação da professora Renata Rabello.

A seguir, a parceria foi mantida por meio de projetos de extensão. O primeiro deles foi implementado remotamente no período em que as atletas foram morar em Portugal. Com o retorno da equipe ao Brasil, o projeto ganhou a estrutura e a nomenclatura que leva agora (UFS-CBG), que continua coordenado pela professora Renata Rabello, com a participação da docente Raquel de Jesus Silva, do curso de nutrição da UFS.


Parceria entre UFS e CBG começou em 2015, e continua por meio de projetos de extensão
Parceria entre UFS e CBG começou em 2015, e continua por meio de projetos de extensão

Assim, a atuação da equipe nutricional da UFS consiste em participar das reuniões semanais com a equipe multidisciplinar responsável pela saúde e desempenho das atletas. Nesse momento são feitas as atualizações de dados referentes às ginastas e traçadas as metas semanais, nas respectivas áreas de saúde, e planejadas ações conjuntas (nutrição, preparação física, fisioterapia, medicina, psicologia e treinamento específico).

“As ações implementadas envolvem a avaliação nutricional das ginastas por meio de interpretação de exames laboratoriais, da composição corporal, de ingestão habitual de alimentos, dentre outros parâmetros. Além de envolver também a avaliação do gasto de energia durante o treinamento, inclusive utilizando metodologias inovadoras para essa modalidade. Por fim, elaboramos os de planos alimentares e orientações nutricionais específicas para cada atleta”, pontua a coordenadora do projeto.

Segundo Renata, as etapas que requerem contato direto com as atletas são realizadas presencialmente, como a avaliação da composição corporal. Há ainda outras etapas que podem ser realizadas à distância, como orientações para consumo de suplementos alimentares, elaboração de planos alimentares, emissão de relatórios para a comissão técnica. Nessas fases realizadas remotamente, a aluna Raquel de Jesus é envolvida, como parte de seu processo de formação.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 01 de julho de 2021, 13:08
Notícias UFS