Ter, 23 de novembro de 2021, 16:24

Professores da UFS lançam e-book em comemoração aos 70 anos da geografia universitária sergipana
O livro digital pode ser baixado gratuitamente

Professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS) lançaram o e-book “70 anos da Geografia Sergipana (1951 – 2021): nos caminhos da memória”, uma coletânea sobre aspectos da geografia universitária em Sergipe. A organização da obra foi feita pelos docentes José Wellington, Hélio Mário de Araújo e Gicélia Silva.

O livro digital contém 13 capítulos, alguns já publicados e outros inéditos, que abordam a história geográfica, seus atores e instituições. Segundo o professor José Wellington, o e-book resgata a memória geográfica no Estado. “É fundamental destacar que sem memória inexiste o olhar geográfico acurado sobre o território, a região, o lugar, a respeito da relação homem natureza, acerca da leitura da paisagem e da (des) organização do espaço, ou seja, das bases epistemológicas dessa província do saber”, explica o idealizador da obra.

Foto: Reprodução

Diante disso, o livro visa dar maior visibilidade à história da geografia universitária em Sergipe, não de forma linear, mas dividindo em duas partes: “Os Departamentos e a Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS): nos Espaços da Memória”; e “Em Nome da Memória: Mestres e Mestras da Geografia Sergipana”. A primeira, nos quatro capítulos iniciais, versa sobre as instituições, projetos e administração. Enquanto isso, a segunda parte continua focando nos professores do Departamento de Geografia da UFS que deixaram marca na construção do acervo geográfico e contribuição na formação de, pelo menos, três gerações. Trajetória essa que é continuada, atualmente, pelo PPGEO.

De acordo com a professora Gicélia, “a leitura dos textos proporciona uma viagem no tempo e traz um cunho de esperança para os que virão, a fim de que isso seja levado adiante. Agradecemos muito por podermos estar nessa comemoração, de fazermos parte dessa história e de deixarmos o caminho aberto para que outros também possam comemorar a geografia e a vida da ciência na Universidade Federal de Sergipe”.

“Esse e-book expressa não somente a força acadêmica da geografia sergipana, mas também os laços fraternos que conseguimos estabelecer, respeitando os profissionais, os mestres e os nossos alunos. Não é somente sobre os 70 anos da geografia sergipana na universidade, mas também do IFS, das escolas públicas e particulares, da geografia sergipana que se expande para outros estados e que se faz presente em muitos espaços de aprendizado e de construção científica”, acrescenta.

O e-book foi publicado pela criação Editora e está disponível gratuitamente para download. Para ter acesso, clique aqui.

Milena Alves (estagiária/Ascom UFS)

Letícia Nery (Ascom UFS)

Atualizado em: Ter, 23 de novembro de 2021, 18:57