Ter, 30 de novembro de 2021, 15:51

Reitor da UFS recebe o cônsul-geral da França em Recife em visita de cortesia
Expectativa é formalizar futuros convênios para beneficiar o intercâmbio acadêmico
Fotos: Ascom UFS

Na tarde da última segunda-feira, 29, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu a visita de cortesia do cônsul-geral da França em Recife, Hugues Fantou, e de outros representantes do consulado em um encontro para estreitar laços entre as duas instituições. A equipe foi recebida pelo reitor Valter Santana, pelo vice-reitor Rosalvo Ferreira e pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans.

Os gestores da universidade puderam expor um pouco do funcionamento da instituição e explicaram o pilar de pesquisa, ensino e extensão. O objetivo é, com a aproximação, tentar firmar futuros convênios e possibilidades de cooperação direta com o consulado francês, incentivando o intercâmbio.

1

“É uma excelente oportunidade pra Universidade Federal de Sergipe, uma vez que estreita laços diplomáticos com o consulado francês, fomentando a internacionalização na nossa instituição. Esse é um dos pilares da gestão para um aprimoramento da nossa pós-graduação, causando reflexo positivo também na graduação”, afirma o reitor Valter Santana.

Para o cônsul-geral, uma estratégia inicial é reforçar o ensino da língua francesa. "A reunião com o reitor foi muito proveitosa. Discutimos sobre o reforço do ensino do francês, especialmente para objetivo específico, como turismo, relações internacionais, entre outros. A equipe da UFS expressou seu interesse em multiplicar os acordos e convênios com a França e colocaremos a equipe do Consulado Geral da França em Recife à disposição para ajudá-los nessas iniciativas. Isso permitirá um aumento de estudantes brasileiros que partirão para a França e vice-versa, reforçando as relações bilaterais entre os dois países".

3

Um outro ponto importante foi a apresentação sobre o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS, representado na ocasião pelo professor do Departamento de Relações Internacionais, Geraldo Adriano de Campos. “O interesse mais direto do Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos é porque há um núcleo de traduções formado por estudantes de graduação, pós-graduação, professores da UFS e pesquisadores externos. Nós estamos trabalhando sobre a literatura dos países com textos de autores do mundo árabe e alguns desses autores escrevem francês. Então o objetivo da presença do CEAI foi apresentar os trabalhos realizados e particularmente buscar o apoio do consulado para iniciativas no campo da literatura, da tradução e do cinema árabe pra que nós possamos também organizar eventos de cinema aqui em Sergipe”, ressalta Geraldo.

Aproximação

6

Ao buscar conhecer mais sobre a UFS, a equipe francesa também demonstrou admiração aos projetos desenvolvidos, principalmente na parte de extensão. E como coordenadora da Coordenação de Relações Internacionais da universidade, a professora Érica Winand destacou os esforços dos docentes para recuperar as possibilidades de mobilidade acadêmica.

“A gente está tentando encontrar um arranjo com o governo francês pra que os alunos tenham maiores oportunidades de fazer a mobilidade após esse pico de crise pandêmica porque depois do fim do programa Ciências sem Fronteiras houve uma redução muito expressiva. Hoje praticamente faz mobilidade o estudante que tem condições e são muito poucos. A expectativa é que haja uma sensibilização ao entender que somos uma universidade do Nordeste do Brasil, uma instituição cotista com cultura inclusiva, e então fazer essa inclusão na internacionalização. Conscientizar que nós precisamos de um apoio diferenciado por estarmos em uma condição geopolítica diferenciada”, explica a coordenadora.

10

O chefe do Departamento de Letras Estrangeiras, Dario Pagel, também reforçou o lado positivo da aproximação com o consulado francês. “O Consulado da França em Recife tomou a iniciativa de nos contatar e eu acho isso altamente positivo porque pudemos apresentar nossas necessidades e anseios para o crescimento da cooperação acadêmica científica e cultural entre o Nordeste e a França. Achei muito interessante da parte do cônsul a disposição em colaborar para um projeto que vai dar frutos a longo prazo a partir das sementes foram lançadas nessa reunião”.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br