
Nesta quinta-feira, 2, o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe Rosalvo Ferreira participou do XI Encontro de Gestão de Custos do Setor Público. O evento teve o objetivo de destacar as boas práticas na qualidade de informação de custos e premiar as instituições que melhor buscam aferir essa qualidade. A UFS conquistou o 1º lugar na categoria de universidades federais e recebeu um certificado da Secretaria do Tesouro Nacional. Completam o ranking as federais de Minas (UFMG) em 2º e a da Integração Latino-Americana (Unila) em 3º.
“A universidade é uma instituição diferenciada e essa categorização que o Tesouro desenvolveu permite que as estruturas de custos sejam avaliadas nas suas diferentes dimensões”, diz Rosalvo.
A premiação visa a reconhecer o desempenho das entidades no ano de 2020 e divulgar a Norma de Custos no Setor Público, verificando se as instituições utilizam modelos de custos personalizados e atendem às necessidades gerenciais e se realizam a monitoria da economicidade do uso dos recursos públicos.

“Esse é um processo em construção, então o fato de a universidade estar aqui não tira o mérito das outras, mas reforça o quanto todas as instituições de ensino precisam aprimorar seus métodos de custo”, acrescenta o vice-reitor.
Segundo o gestor, a UFS busca utilizar um método simples e eficaz na gestão de custos e preza em todas as suas decisões pela transparência, garantindo que a sociedade saiba onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos.
“A capacidade técnica é determinante para que a universidade tenha um diferencial nas suas ações. Nós trabalhamos para a sociedade, e a contabilidade é um meio e tem a função de garantir uma melhor eficiência no uso de recursos públicos para que o ensino, a pesquisa e a extensão tenham a melhor qualidade e alcance social possível”, finaliza.
Para conferir a premiação, basta clicar aqui.
Milena Alves (Estágio Supervisionado em Jornalismo)
Luiz Amaro (edição)
comunica@academico.ufs.br