Seg, 06 de dezembro de 2021, 20:20

Lançado o livro “Ciência e Saúde: diálogos contemporâneos em tempos de covid-19"
Evento ocorreu na tarde desta segunda, 6, na Cidade Universitária
Fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS

Coronavírus, máscaras, vacinas, asma na infância, saúde mental, anemia falciforme, pesquisas contra o câncer em Sergipe, uso de plantas medicinais. Esses são alguns dos temas que têm chegado aos sergipanos por meio da coluna Ciência e Saúde, publicada no Jornal da Cidade. A compilação dos primeiros quase dois anos de publicações redundou no livro “Ciência e Saúde: diálogos contemporâneos em tempos de covid-19” (Editora UFS, 332 pág.).

Organizado pelos professores Ricardo Queiroz Gurgel e Martha Suzana Cabral Nunes, a obra foi lançada na tarde desta segunda-feira, 6, em evento que ocorreu no hall da Reitoria, com transmissão pela TV UFS.

Livro7

A cerimônia contou com a presença dos organizadores, do reitor da UFS, professor Valter Santana, e de diversos convidados e pesquisadores que colaboraram com a publicação. A obra reúne artigos encabeçados pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

“É uma prestação de serviço que nosso Programa faz semanalmente, quando publicamos essa coluna, e isso tem tido uma repercussão muito grande, porque são assuntos que nós pesquisamos ou que estão, naquele momento, suscitando discussões na sociedade e que a gente procura dar uma visão científica”, explica o professor Ricardo Gurgel.

Livro6

Iniciada em abril de 2019, a coluna Ciência e Saúde teve, ao longo do ano seguinte, 2020, o então desconhecido novo coronavírus como uma temática dominante, e que acabou por perpassar diversos dos 73 textos coligidos na obra, compondo também seu título.

“Essa obra é um esforço de levar o que é pesquisado, os resultados das investigações feitas na pós-graduação, numa linguagem de mais fácil acesso à população; o que foi, durante a pandemia, bastante útil, e isso agora está disponível também em livro”, pontua a professora Martha Suzana Cabral.

A coluna Ciência e Saúde continua a ser publicada, sempre aos finais de semana.

Os organizadores

Livro3  1

Ricardo Queiroz Gurgel possui graduação em Medicina pela UFS (1981), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1993). É Pesquisador Nível 2 pelo CNPQ. É Professor Titular de Pediatria na UFS e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS. É Investigador Principal do centro 5 do estudo clínico de aprovação da Vacina tetravalente contra a Dengue do Instituto Butantan.

Martha Suzana Cabral Nunes é formada em Administração, possui mestrado em Educação pela UFS (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2015). É professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. É a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), gestão 2021-2025. É pesquisadora PQ2 do CNPQ e administradora do Portal de Periódicos da UFS.

Atualizado em: Seg, 06 de dezembro de 2021, 20:47