Seg, 17 de janeiro de 2022, 13:24

Obra propõe ‘diálogos transversais’ entre etnologias de comunidades indígenas brasileiras
Os capítulos são fruto de textos apresentados na 6ª Reunião Equatorial de Antropologia

As abordagens das comunidades indígenas no território brasileiro, envolvendo as regiões Amazônia, Nordeste e Leste indígenas (essa última região composta pelo sul da Bahia e os estados de MG e ES), têm sido mantidas como díspares na etnologia brasileira. Um livro publicado pela Editora UFS reúne capítulos que abordam essas etnologias de formas diversas, propondo um diálogo a partir da transversalidade.

A obra se chama “Por uma etnologia transversa: cosmopolíticas no Nordeste, Leste e Amazônia indígenas” e está disponível na versão e-book, para download gratuito no site da Livraria da Editora.


Por uma etnologia transversa cosmopol ticas no nordeste leste e amaz nia ind genas

Os organizadores da publicação Ernenek Mejía Lara, Maria Rosário de Carvalho e Ugo Maia Andrade conversaram com Luís Américo Bomfim no podcast Sinopse. Ernenek é pós-doutoranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Maria Rosário é docente também na UFBA e coordenadora do Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB); Ugo é professor dos programas de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da UFS.

Segundo Maria Rosário, o trabalho é fruto da parceria entre os organizadores e seu engajamento no assunto. “Desde 2011 vínhamos desenvolvendo esses temas, [nos eventos] da Associação Brasileira de Antropologia. Várias edições, portanto, dessas reuniões de certo modo prepararam o terreno para a coletânea em torno - ou como resultado - do Grupo de Trabalho e da Mesa Redonda (as duas ocorridas durante a 6ª Reunião Equatorial de Antropologia (REA)”, diz a pesquisadora.

O Grupo de Trabalho e a Mesa Redonda aos quais Maria se refere são, respectivamente, o “Cosmopolíticas e resiliência no Norte e Nordeste indígenas do Brasil” e “Etnologia dos povos indígenas do Nordeste", onde os textos que integram a publicação foram apresentados. A 6ª REA foi realizada em Salvador, em 2019.

Transversalidade

Para Ugo Maia, o livro propõe, primeiramente, apresentar uma “vitrine etnográfica” do material produzido "de regiões diversas, através de pesquisas diversas, executadas em diferentes lugares".

“[A obra] mostra que há um material rico, importante, que está sendo produzido na Amazônia, no Leste, no Nordeste brasileiro, em termo etnológicos, e que esse material precisa agora ser refletido (talvez esse seja o encaminhamento natural desse nosso esforço) para encontrarmos propostas comparativas adequadas à natureza do material que se apresenta agora nessa vitrine”, propõe Ugo.

Ernenek Mejía Lara aponta que o livro propõe “diálogos transversos” como um esforço de aproximar as diferentes perspectivas etnográficas. “Um diálogo produtivo que possa quebrar um pouco essa fronteira - ou caminhar entre essas fronteiras, que parecem estar sendo diluídas. E o trabalho que a gente está fazendo aporta para ser essa vitrine, como Ugo coloca, e ter, sem preconceitos, uma circulação tanto metodológica, teórica, como buscar problemáticas que envolvam essa circulação”, pontua o professor.

Podcast Sinopse

A obra “Por uma etnologia transversa: cosmopolíticas no Nordeste, Leste e Amazônia indígenas” foi tema do episódio 20 do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 17 de janeiro de 2022, 16:57
Notícias UFS