Qui, 10 de fevereiro de 2022, 17:51

Alunos da UFS podem avaliar a alimentação dos Restaurantes Universitários
Formulários estão disponíveis e o preenchimento deve ser feito após cada refeição
Informações são primordiais para que a qualidade da alimentação institucional possa estar em constante evolução.  (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)
Informações são primordiais para que a qualidade da alimentação institucional possa estar em constante evolução. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Todos os estudantes da Universidade Federal de Sergipe podem avaliar a alimentação e os serviços ofertados pelos Restaurantes Universitários (Resuns). Já estão disponíveis para a comunidade universitária os formulários referentes a almoço e jantar, e a proposta é que os alunos realizem a avaliação após cada refeição.

+Formulário sobre o almoço

+Formulário sobre o jantar

Essas informações são primordiais para que a qualidade da alimentação institucional possa estar em constante evolução. A participação dos estudantes integra o instrumento de medição de resultados e é uma das esferas que a universidade leva em conta.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Bárbara Rocha, ressalta a importância da participação dos alunos para a melhoria dos Resuns.

“Esse retorno serve para que nós possamos avaliar se estamos cumprindo o nosso objetivo de fornecer uma alimentação de qualidade e, para além da alimentação, saber onde melhorar no serviço como um todo. E dá também para perceber a compreensão dos estudantes sobre essas refeições, trabalhando a questão da informação e da educação nutricional. Por exemplo, os sucos têm que ter um teor menor de açúcar porque existe a orientação sobre ingestão de açúcar livre, então quando adequamos à medida nutricional os alunos tendem a pontuar negativamente. Então nós identificamos os padrões alimentares e pensamos em atividades de educação alimentar. Temos que reparar esses dois lados da avaliação: saber se está satisfazendo o estudante e identificar os hábitos alimentares e trabalhar melhor com isso”, informa Bárbara.

Como deve ser respondido a todo momento, os formulários ficarão sempre disponíveis e a tabulação dos dados vai poder ser feita pela equipe da Proest a partir da seleção de um período específico. Os dados obtidos serão estudados de forma interna pela UFS, bem como repassados como forma de relatórios para as empresas.

A coordenadora também explica que essa é uma etapa obrigatória dentro do processo licitatório que contratou as empresas terceirizadas. “Na verdade, a avaliação do cliente deve ser constante e tem que fazer parte do processo de fiscalização, inclusive podendo haver penalização financeira quando a pontuação está abaixo de 7 e então a empresa não recebe a porcentagem completa do valor da refeição. O usuário participa com o preenchimento do formulário e isso entra na avaliação do serviço prestado”, afirma.

Letícia Nery – Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 10 de fevereiro de 2022, 18:09