Qua, 16 de fevereiro de 2022, 12:50

Representantes da UFS e da SES estiveram reunidos para instalação da câmara técnica do CER IV
objetivo da câmara é propor discussões, acompanhar projetos e analisar qualitativamente os serviços prestados

Na última terça-feira, 15, representantes da Universidade Federal de Sergipe e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram reunidos no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) para a primeira reunião de instalação da câmara técnica da unidade. O objetivo da câmara é propor discussões, acompanhar projetos e analisar qualitativamente os serviços prestados à população usuária do CER IV.

Para a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, o destaque foi a discussão do regimento interno, documento importante para o andamento dos trabalhos. “A reunião foi muito produtiva e dentre várias pautas apresentada, destaco a discussão do regimento interno. O estabelecimento da câmara técnica tem por finalidade analisar os serviços para todos que precisam do CER IV”, diz.

A câmara técnica Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino se configura enquanto instância colegiada para deliberação de assuntos relacionados à gestão clínico-assistencial. O setor é composto por pessoas nomeadas das equipes da UFS e da SES, sendo organizado de forma conjunta.


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

O centro de reabilitação foi inaugurado em agosto de 2021, já com o início da oferta dos serviços, e é o primeiro centro de especialidades do estado voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência: visual, física, auditiva e intelectual.

A estimativa da SES é que cerca de 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos por mês. O CER IV possibilita a prestação de serviços de apoio diagnóstico, atendimento individual, terapias em grupo, prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, orientação e acompanhamento familiar.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Adriano Antunes, explica que as ações desenvolvidas têm contribuído para a promoção à saúde e a expectativa é continuar envolvendo os estudantes da UFS. “A proposta é possibilitar que os alunos possam realizar estágios, pesquisas, extensão e residência para aumentar a capacidade de atendimento e prestação de serviços à população, sendo essa uma das mais importantes iniciativas da UFS visando a formação e qualificação da relação ensino-serviço de saúde”, afirma.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião a vice-diretora do CCBS, Valéria Barretto, a vice-chefe do Departamento de Fisioterapia, Karina Sato, e os professores dos departamentos de Fonoaudiologia, Rosana Givigi, e Fisioterapia, Jader Neto.

Além disso, a diretora de Atenção Especializada e Urgência da SES, Maria Lúcia Santos, a coordenadora do CER IV, Sayonara Carvalho, a secretária de Coordenação, Hinara Silva, os gerentes de Educação Permanente, Zak Silva, e Assistencial, Aila Costa, e a apoiadora do CEAA/SES, Maria Emília Dória.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 16 de fevereiro de 2022, 12:54
Notícias UFS