Sex, 18 de março de 2022, 09:21

CNPq aprova 29 projetos da UFS na Chamada Universal de 2021
A universidade alcançou um índice considerado expressivo nesta última chamada

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) divulgou o resultado final da Chamada Universal 2021, que abrange a lista dos projetos que serão contemplados com os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do orçamento do CNPQ. O resultado inclui a aprovação de 29 projetos da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, a instituição alcançou um índice muito expressivo nesta última chamada, que, para ele, é a principal chamada de fomento à pesquisa no Brasil.

“Foram contemplados pesquisadores em início de carreira e pesquisadores com carreira já consolidada, além de grupos de pesquisa. O resultado representa uma consolidação do crescimento da pesquisa na UFS, principalmente nas últimas décadas, aumentando também a visibilidade, tanto nacional quanto internacional, da UFS”, comemora Lucindo.

“Os resultados que serão gerados a partir dos estudos aprovados podem alavancar o desenvolvimento social da região e também o desenvolvimento tecnológico do país”, completa o pró-reitor.

Consolidação

Lucindo lembra que o edital universal é o mais democrático da ciência brasileira. “Como eu disse, contempla pesquisadores em início de carreira e pesquisadores com carreira já consolidada. Nessa chamada especificamente, o CNPQ buscou também consolidar não só o pesquisador individualmente, mas também grupos de pesquisa. É um edital com perfil diferente, e o resultado que a UFS alcançou demonstra a força dos nossos pesquisadores nas linhas de pesquisa que desenvolvem. A UFS tem alcançado posições de destaque, reforçando a capacidade da instituição no desenvolvimento científico e tecnológico do país”, reforça.

A lista não compreende pesquisadores da UFS que integram propostas coordenadas por docentes de outras instituições de ensino superior. “O resultado alcançado demonstra de forma inequívoca que a UFS vem alcançando índices consolidados, corroborando com os últimos rankings, que colocam a UFS em destaque na região Nordeste e na América Latina, por exemplo”, ressalta.

Confira abaixo quem são os contemplados da UFS.


Atualizado em: Sex, 18 de março de 2022, 10:35
Notícias UFS