Seg, 25 de abril de 2022, 10:17

Observador do São Paulo visita projeto da UFS com atletas mirins
Atualmente, 220 crianças carentes de São Cristóvão e Aracaju estão sendo contempladas

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu nesta segunda-feira, 25, a visita do observador técnico do São Paulo Futebol Clube, Edvaldo Souza Marques, o Palhinha, ex-atleta de futebol profissional. Além de prestigiar e conhecer mais detalhes sobre o Projeto Academia e Futebol, a finalidade da visita foi estreitar uma relação já existente e iniciar um processo de acompanhamento de possíveis talentos.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o momento mostra a relevância do projeto desenvolvido na universidade. “É um momento de muita alegria, o reconhecimento de um projeto realizado por professores e alunos da UFS, que recebem estudantes da rede municipal de ensino de São Cristóvão e de Aracaju, e aqui desenvolvem trabalhos no aprimoramento do futebol, mas também trabalhos que preparam essas crianças para a vida, ensinando valores que os tornarão cidadãos diferenciados no futuro”, declarou o reitor.


Observador técnico do São Paulo Futebol Clube, Edvaldo Souza Marques, o Palhinha. Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Observador técnico do São Paulo Futebol Clube, Edvaldo Souza Marques, o Palhinha. Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

“Ter hoje a visita de um representante de um clube de futebol reconhecido mundialmente, que é o São Paulo, mostra todo o respaldo do projeto da universidade com a comunidade, com a sociedade. É motivo de estímulo para os alunos continuarem e para os professores, que estão tendo o seu trabalho reconhecido”, destacou Valter.

Visita

Já Edvaldo Souza Marques, o Palhinha, ex-atleta de futebol profissional, ressaltou os motivos que o trouxeram a Sergipe hoje. “Trabalho como observador técnico do São Paulo Futebol Clube. Minha visita é para observar jogadores que tenham talento e possam ser levados para o nosso clube, e também poder agregar informações de como funciona o clube, passar experiências para esses garotos, falar sobre nossa atuação para esses meninos que estão na expectativa de se tornar um atleta do futebol profissional, esse é um projeto muito bem estabelecido, transparente, que traz a oportunidade também de criar essa relação entre o projeto e o nosso clube”, enfatizou Palhinha.


Reitor da UFS, ao centro, recepciona o observador técnico.
Reitor da UFS, ao centro, recepciona o observador técnico.

De acordo com o professor Ailton Oliveira, coordenador do Academia e Futebol na UFS, o projeto está sendo desenvolvido na universidade em parceria com o Ministério da Cidadania. “A finalidade é atender crianças carentes de São Cristóvão e Aracaju, com 220 sendo contempladas atualmente. Elas vêm para a UFS praticar atividades de futebol, com apoio de nutrição, fisioterapia, odontologia, medicina, uma gama multiprofissional que atua nesse projeto no sentido de resgatar valores, cidadania e práticas de futebol. Convidamos o atleta Palhinha, observador técnico do São Paulo, um clube conhecido internacionalmente, para estabelecer uma parceria, a fim de que sejamos um campo de observação para o São Paulo”, pontuou Ailton.


Integrantes do projeto participam de palestras.
Integrantes do projeto participam de palestras.

O Programa Academia e Futebol, na UFS, proporciona a prática do futebol para crianças e adolescentes, bem como apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.

Ascom


Atualizado em: Seg, 25 de abril de 2022, 10:42
Notícias UFS