O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recepcionou nesta quinta-feira, 12, o ex-vereador Lucas Aribé, conhecido por lutar pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe.
A finalidade da visita foi discutir questões relacionadas à inclusão na área da universidade e falar sobre o Projeto Aracaju Acessível, do qual a UFS é parceira e consiste em iniciativas em prol da acessibilidade na capital sergipana, com destaque para a realização da Semana Aracaju Acessível, cujo objetivo é conscientizar e mobilizar a população no sentido de construir uma cidade plural e que respeite as diferenças de todos os seus cidadãos.
De acordo com o reitor da Universidade, a inclusão é hoje uma das preocupações da instituição de ensino. “Desde o início dessa legislação específica, a UFS se empenha em abrir as portas para todos e, dentro dessa preocupação, é preciso garantir que todos tenham acesso à universidade, se mantenham e possam se graduar da melhor forma possível. É uma discussão muito importante, recebendo um representante que pode nos ajudar a superar desafios para ofertarmos uma educação de qualidade, ampliar o nosso diálogo, para podermos executar cada vez mais ações concretas que modifiquem o panorama da inclusão na UFS”, resumiu Valter Santana.
Avanço
Para Lucas Aribé, o objetivo da reunião foi atingido. “Trouxemos algumas ideias de avanço na questão da inclusão na UFS, que já tem uma política nesse sentido com conquistas significativas para a comunidade estudantil e, consequentemente, para a população. Trouxemos algumas observações de possíveis melhorias, inclusive em livros da Editora UFS, além da possibilidade de ter uma disciplina de comunicação acessível nos cursos de comunicação, sejam eles da graduação ou da pós-graduação”, relatou Lucas.
“O encontro reforçou uma parceria, quero oferecer nosso conhecimento, nossa experiência de vida, para auxiliar uma instituição que muito nos orgulha”, complementou.
Ascom