Sex, 13 de maio de 2022, 17:02

Tribunal de Contas menciona UFS como exemplo de boas práticas na área de eficiência energética
Universidade é maior produtora pública de energia solar do Nordeste

O Tribunal de Contas da União (TCU) mencionou a Universidade Federal de Sergipe como exemplo de boas práticas a serem disseminadas entre as demais instituições federais, em razão do seu programa de eficiência energética.

No Acórdão 8435-2021-4-TCU, que trata do tema nas instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), o Tribunal recomenda a página do Programa de Eficiência Energética da UFS.

Desde o ano 2016, a UFS oficializou a criação de seu programa de eficiência energética para buscar para melhor gerir seus gastos com energia, que é a maior despesa da instituição, executados os gastos com pessoal.

A UFS conta com dez sistemas fotovoltaicos, instalados em diversas unidades. Na foto, sistema fotovoltaico sobre o prédio da Didática VII na Cidade Universitária (Foto: Dipro/UFS)

“Essa menção só reafirma o papel e o trabalho que estamos realizando na UFS com relação ao trato da coisa pública, dos recursos, em benefício da sociedade como um todo”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), Milthon Serna, à frente do Programa de Eficiência Energética da UFS.

Contando atualmente com dez usinas fotovoltaicas, a Universidade Federal de Sergipe ocupa o posto de maior produtora pública de energia solar do Nordeste, gerando uma economia com impostos de aproximadamente 420 mil reais anuais.

Além das iniciativas na geração de energia solar, a instituição investiu na construção, inaugurada em 2019, de uma subestação de alta tensão 69kV, que proporcionou uma redução quase 20% em seu gasto total com energia.

"“Essa menção só reafirma o papel e o trabalho que estamos realizando na UFS com relação ao trato da coisa pública", afirmou o professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), Milthon Serna, o responsável pelo Programa de Eficiência Energética da UFS (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

“Recebemos essa menção com muita felicidade, isso indica que a UFS está no caminho certo. De tantas instituições de ensino no Brasil, ser citado como exemplo de boas práticas, de boa gestão, de eficiência energética, pra gente é uma grande satisfação. Isso significa que todos os investimentos feitos, sejam financeiros, em pessoas, estão sendo recompensados”, explica Sérgio Conceição, pró-reitor de Planejamento (Proplan).

Hoje, a UFS conta com sistemas fotovoltaicos no prédio de (1) Engenharia Elétrica, (2) Biblioteca Central, (3)Didática V, (4) Ambulatório do Hospital Universitário, (5) Centro de Simulações e Práticas de Lagarto, (6) Didática VII, (7) Codap e (8) Cultart, (9) Itabaiana e (10) Biblioteca do campus de Lagarto — estes cinco últimos entregues no início deste ano.

“Estamos reduzindo os gastos com energia elétrica, investindo em energia limpa, isso tende a ser benéfico não só para a UFS, mas para o meio ambiente em geral. É um caminho sem volta, a gente entende que a energia limpa é um programa que veio para ficar”, explica Sérgio.

Futuros projetos

Os projetos futuros da universidade incluem a implantação de usinas na Didática 6, na Cidade Universitária, e no Departamento de Odontologia do Hospital Universitário em Aracaju, ambos em fase final de instalação. Além disso, em fase de elaboração de projeto, há usinas para as didáticas 1, 2, 3 e 4.

"Benéfico não só para a UFS, mas para o meio ambiente em geral. É um caminho sem volta, a gente entende que a energia limpa é um programa que veio para ficar”, explica Sérgio Conceição, pró-reitor de Planejamento

Sertão

De olho em ampliar seus sistemas fotovoltaicos, a UFS busca captar recursos, na casa dos cinco milhões de reais, para implementação de uma usina de 1 MW no Campus Sertão, em Nossa Senhora da Glória. O projeto prevê a fixação das placas sobre as coberturas de estacionamento e geraria um abatimento de 40% do consumo elétrico total da universidade.

Outras instituições

A UFS também tem auxiliado, oferecendo suporte técnico especializado para elaboração de projeto e implementação de usinas fotovoltaicas a diversas outras instituições, a exemplo do 28º Batalhão de Caçadores, inaugurado em 2021, do Instituto Federal de Sergipe, Hospital Universitário de Lagarto (HUL-Ebserh), Prefeitura de São Cristóvão e da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

Saiba mais

Para conhecer mais sobre a geração de energia na UFS, acesse a página Eficiência Energética.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Seg, 16 de maio de 2022, 14:12