Qua, 31 de agosto de 2022, 18:16

Duas professoras e um egresso da UFS são eleitos para a Academia de Letras de Aracaju
Posse ainda será marcada

Duas professoras e um egresso da UFS foram escolhidos para integrar a Academia de Letras de Aracaju. As docentes Andreza Maynard, do Colégio de Aplicação, Renata Bonifácio, do Departamento de Letras Vernáculas, e Alexandre de Jesus, doutor em Sociologia pela UFS, foram os três escolhidos.

A agremiação terminou de divulgar os resultados no último dia 31 de maio. A posse dos novos acadêmicos ainda será marcada. Criada em 2015, a Academia de Letras de Aracaju conta com 24 assentos, e é chamada de “Casa de Santo Souza”.

Andreza


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Para ocupar a cadeira de nº 5, cujo patrono é a memorialista Aurélia Rollemberg, a Academia elegeu a professora Andreza Santos Cruz Maynard, docente do Colégio de Aplicação (Codap).

Como historiadora, Andreza possui uma produção sobre a história de Aracaju e atualmente tem se dedicado à pesquisa sobre os antigos cinemas da capital.

“A participação na Academia é algo que está muito próximo dos meus estudos. Sempre tive essa preocupação de tornar a minha produção, o que eu sei sobre Aracaju, conhecido para além dos muros da universidade”.

Andreza é também professora do Mestrado Profissional em Ensino de História e formada em História pela Universidade Federal de Sergipe, com mestrado em História pela Federal de Pernambuco e doutorado, na mesma área, pela Federal Rural de Pernambuco.

Renata


Foto: Josafá Bonifácio/RádioUFS
Foto: Josafá Bonifácio/RádioUFS

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, Renata Ferreira Costa Bonifácio foi eleita para a cadeira nº 8, que tem como patrono o maestro Leozírio Guimarães.

Pesquisadora da área de Filologia e Linguística, com trabalhos sobre práticas sociais de escrita e memória histórica e cultural, a docente paulista já vive em Aracaju há quase dez anos e conta que desde que veio morar em Sergipe tem trabalhado com cultura sergipana e estudado os intelectuais locais.

“Essa cidade me acolheu. E, para mim, é uma grande honra saber ter sido eleita. As academias acabam nos tornando imortais, e espero que esse seja um contributo para a cultura sergipana”, expressou.

Renata é também professora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Formou-se em Letras Português/Espanhol e fez mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo.

Alexandre


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Alexandre de Jesus dos Prazeres é egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), onde fez seu doutorado, aprofundando suas pesquisas na área de estudos da religião, especificamente na relação entre modernidade e secularização à luz da teoria sociológica.

Ele foi eleito para ocupar a cadeira de nº 17, cujo patrono é Silvio Romero, e levanta como um dos fatores de sua escolha, além da contribuição acadêmica, a sua atuação pública na promoção do diálogo inter-religioso.

“Eu me senti honrado. Achei importante como reconhecimento de toda uma atividade, de tudo aquilo que a gente realiza em termos de uma produção na sociedade”, afirma.

Alexandre já foi professor substituto no Núcleo de Ciência da Religião e atualmente é docente externo no mestrado do PPGCR, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 31 de agosto de 2022, 18:17
Notícias UFS