Qui, 21 de julho de 2022, 17:47

Dois professores da UFS recebem honraria por atuação em prol do fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação
Lucindo Quintans e Lysandro Borges receberam medalha do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Dois professores da Universidade Federal de Sergipe foram homenageados com a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia Professor Antônio Tavares de Bragança, honraria concedida pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Os professores Lucindo Quintans, do Departamento de Fisiologia, e Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia, receberam a premiação na manhã desta quinta-feira, 21, durante a celebração dos 99 anos do ITPS, ocorrida na sede do Instituto.

A homenagem é um reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que têm se destacado pela atuação em prol do fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe.


Evento ocorreu na manhã desta quinta, 21, na sede do ITPS
Evento ocorreu na manhã desta quinta, 21, na sede do ITPS

“São dois professores do nosso quadro que muito fazem para a ciência e tecnologia do nosso estado, que aqui foram reconhecidos pelo ITPS, então, isso é motivo de muito orgulho por aquilo que foi feito e que vamos continuar fazendo em prol da sociedade sergipana”, disse o reitor Valter Santana.

Responsável pelo discurso em nome de todos os homenageados, Lucindo Quintans destacou a necessidade de um profundo comprometimento com a ciência, tecnologia e inovação como fator definidor do futuro de um país. E frisou que a homenagem concedida pelo ITPS é uma honra para todos os pesquisadores e instituições representadas.

“Esse é um momento muito importante, indo para um caminhar de finalização de pandemia, em que a ciência é valorizada, o desenvolvimento científico é valorizado, e as instituições de ensino e pesquisa de Sergipe são valorizadas”, concluiu.


Lucindo Quintans e esposa
Lucindo Quintans e esposa

O professor Lysandro explicou que, desde março de 2020, ainda sem vacina, começou “com dez alunos – hoje são vinte – testando comunidades quilombolas, indígenas, profissionais de saúde, militares, presídios, adentrando em todos os segmentos; fomos a 74 municípios sergipanos e fizemos 180 mil testes, gerando dados para que pudessem ser elaboradas políticas públicas de combate à pandemia”.

E completou: “Ficamos muito felizes e honrados com essa comenda. Há várias outras pessoas merecedoras dessa homenagem. E eu a dedico às 6.350 pessoas que perderam suas vidas. Essa medalha é dessas pessoas que lutaram contra o vírus e, infelizmente, não sobreviveram”, concluiu.


Professor Lysandro Borges
Professor Lysandro Borges

99 anos do ITPS

O reitor Valter Santana destacou a importância do ITPS, lembrando que o instituto “faz parte da formação da nossa universidade. Daqui surgiram as primeiras ações para os nossos cursos de Química e Engenharia. Então, é uma instituição que se preocupa com a formação, para além de fazer ciência”, explicou.

Representando o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, esteve presente à cerimônia o secretário executivo da pasta, Sérgio Freitas de Almeida, que destacou o fato de que “nenhuma instituição sobrevive tanto tempo se não tiver relevância. Para nós é importante saber que há instituições como o ITPS, que apoiam e promovem a ciência, tecnologia e inovação de várias formas, tal como estamos vendo aqui hoje."


Lucindo discursou representando todos os pesquisadores e instituições homenageados
Lucindo discursou representando todos os pesquisadores e instituições homenageados

Homenageados

Lucindo José Quintans Júnior é farmacêutico, mestre e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba, tendo contribuído em mais de 400 trabalhos, publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de ciências farmacêuticas, neurociências, química e farmacologia de produtos naturais, inovação terapêutica, biotecnologia, saúde e farmacologia da dor e inflação. Lucindo figura na lista de pesquisadores mais influentes do mundo e é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS.

Lysandro Pinto Borges é farmacêutico e bioquímico, com doutorado em Bioquímica Toxocológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador em análises clínicas, produziu vinte e nove artigos internacionais, cinco registros de softwares e uma patente. Lysandro participou da iniciativa da UFS no enfrentamento da pandemia de Covid-19, sendo responsável pela Força-Tarefa Covid-19, projeto de testes de detecção que auxiliou na constatação dos números reais de infectados, possibilitando a criação de estratégias públicas para auxiliar a população.


Homenageados da UFS juntos ao reitor Valter Santana (centro)
Homenageados da UFS juntos ao reitor Valter Santana (centro)
De pé, à esquerda, Kaká Andrade, diretor-presidente do ITPS
De pé, à esquerda, Kaká Andrade, diretor-presidente do ITPS

Antônio Tavares de Bragança

O professor e cientista Antônio Tavares de Bragança, que dá nome à Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia, presidiu o ITPS durante 36 anos, período em que trabalhou como pesquisador e cientista, ganhando projeção nacional e internacional, sendo membro do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Comissão de Especialistas de Ensino de Química, do então Ministério da Educação e Cultura.

Bragança também foi responsável pela instalação dos laboratórios do colégio Atheneu Sergipense e do primeiro Laboratório de Análises Clínicas de Sergipe, no Hospital de Cirurgia; pela implantação do tratamento de águas em Sergipe, e pela aquisição do primeiro equipamento de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros do estado.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 21 de julho de 2022, 19:13
Notícias UFS