Qua, 14 de setembro de 2022, 09:15

Professores da UFS tomam posse na União Brasileira de Escritores
Dos 12 membros empossados, cinco são da universidade

Na noite desta terça-feira, 13, foi instalada em Aracaju a União Brasileira de Escritores (UBE). O evento, que ocorreu no Museu da Gente Sergipana, deu posse a 12 membros da instituição, sendo cinco professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Empossada como vice-presidente da UBE em Aracaju, a professora do Departamento de Letras Vernáculas e Coordenadora de Pesquisa da UFS, Renata Costa, ressaltou a representatividade das publicações sergipanas e a importância de divulgá-las.

“Hoje é uma cerimônia muito importante, que é a formalização de posse da diretoria e a instalação da UBE em Aracaju, uma instituição que já existe desde a década de 50 no Brasil. Somos doze em Aracaju e seremos uma representatividade de escritores do nosso estado, falando sobre a questão cultural, literária, as publicações historiográficas”, explicou.

Whatsapp image 2022 09 14 at 07.31.13

Cultura

Renata informou que não se trata apenas de uma reunião de escritores, mas de um grupo de pessoas que pretende fomentar a cultura em Aracaju. “A gente pretende retomar iniciativas como feiras de livros, palestras, uma série de ações para divulgar a literatura e os estudos literários”, complementou.

Além de Renata, tomou posse também como membro da UBE a professora Ana Azevedo, do Departamento de Educação da universidade. “É uma satisfação muito grande fazer parte da UBE, somos escritores agindo em nome da literatura e da cultura, é realmente um privilégio fazer parte desse espaço, porque podemos intercambiar nossos textos, nossas escritas, inclusive com outros órgãos de cultura do estado e de fora do estado. Somos professores de várias universidades que escrevem livros acadêmicos, romances, textos, poemas, poesias, hoje é uma grande noite para nós todos. Então, a universidade ela está realmente se fortalecendo aqui nesse espaço”, comemorou Ana Azevedo.

Whatsapp image 2022 09 14 at 07.31.10

Também passam a fazer parte da União Brasileira de Escritores - núcleo Aracaju, as professoras Ana Leal, do Departamento de Letras Vernáculas da UFS; Cinthia Lima, doutoranda em Filosofia, e Yolanda Oliveira, professora aposentada do Departamento de Educação da universidade.

Para a presidente empossada da UBE, escritora Sônia Azevedo, a instituição serve a todos os interessados em questões culturais e educativas. “Dedicamos esse momento solene, em que nos comprometemos com o direito à leitura literária, a todos os homens e mulheres que lutam pela preservação, valorização e renovação do patrimônio cultural da sua terra, especialmente aos 12 fundadores da UBE Aracaju, que agem solidária e politicamente, criando espaços institucionalizados para apoiar, defender e realçar o mérito literário, mobilizando-se em favor do acesso e democratização da leitura em seus diversos públicos da liberdade de expressão”, declarou.

Prestigiaram o evento os pró-reitores de Extensão e de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Sueli Pereira e Lucindo Quintans, respectivamente.

Whatsapp image 2022 09 14 at 07.32.29

UBE

A UBE foi fundada no país em 1958, com o intuito de lutar pela defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização de acesso à informação.

Conheça os fundadores da UBE em Aracaju:

Sônia Maria de Azevedo Viana (presidente)
Renata Ferreira Costa Bonifácio (vice-presidente)
Maria José de Azevedo Araújo (secretária)
Ana Maria Lourenço de Azevedo (primeira secretária)
Yolanda Dantas de Oliveira (tesoureira)
José Adelmo Menezes de Oliveira (primeiro tesoureiro)
Cinthia Almeida Lima (membro)
Ana Maria de Sousa Pitangueira (membro)
Ana Maria Leal Cardoso (membro)
Simone Damm Zogaib (membro)
Patrícia Verônica Sobral de Souza (membro)