Seg, 19 de setembro de 2022, 11:48

UFS promove ação de internacionalização com o Reino Unido
Evento trouxe pesquisadores britânicos para a promoção da paz

Nesta segunda-feira, 19, aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) o evento internacional Juventude, Cultura e Promoção da Paz: perspectivas Brasil - Reino Unido. O evento, organizado pela Coordenação de Relações Internacionais da UFS (Cori), recebeu os pesquisadores Lucas Pinheiro e Luciana Aboim, da própria UFS, além de Ross Forman (University of Warwick); Mark Lewis (University of Arts - London) e Marcos Alan Ferreira, da Universidade Federal da Paraiba, tendo como debatedores Karina Sposato e Geraldo Godoy, da UFS.

De acordo com a professora Érica Winand, coordenadora da Cori, a universidade já vem desenvolvendo várias ações de internacionalização ligadas à promoção do desenvolvimento sustentável. “Nós organizamos essa mesa redonda, com a vinda de dois pesquisadores britânicos e também do colega Marcos Alan Ferreira, da Universidade Federal da Paraíba, que foi a nossa ponte para chegar até esses dois pesquisadores. Queremos discutir ações concretas que já são realizadas socialmente no âmbito da implementação de uma cultura de paz local. No caso dessa mesa especificamente, seria a implementação da paz por meio da arte”, pontuou Érica.

Fotos: Wagner Prata/Ascom UFS

“Nós temos um pesquisador da Universidade de Artes de Londres, um cineasta, ambos com essa temática da não violência, da implementação de práticas sociais e locais. Também teremos a segunda parte dessa missão, na qual iremos até uma unidade socioeducativa de Nossa Senhora do Socorro para que eles conheçam o projeto que o professor Lucas Miranda Pinheiro desenvolve que, na verdade, foi o primeiro ponto de contato com esses pesquisadores, foi o que despertou neles o interesse de vir até Sergipe”, destacou a coordenadora.

Conexão

Para ela, o grande objetivo do encontro é conectar a universidade com a sociedade para a promoção de uma cultura de paz. “Estamos bem felizes, é muito importante para a nossa internacionalização, a UFS ainda não tem convênio com o Reino Unido, principalmente convênios nesse sentido de responsabilidade social. Queremos trazer uma contribuição efetiva para a sociedade”, enfatizou a coordenadora de Relações Internacionais da UFS.

“Esse é um primeiro encontro, um diálogo das nossas agendas de pesquisa e de extensão da UFS e dessas universidades do Reino Unido. O objetivo principal é compartilhar conhecimento e práticas que já são implementadas, tanto no Brasil quanto no Reino Unido, semeando uma cultura de paz para poder criar uma rede de intercâmbio, pensando em sociedades mais harmoniosas, mais justas”, resumiu Érica.

1g6a6354

Ainda conforme a coordenadora, o encontro tem uma finalidade de diálogo internacional, mas com um objetivo social, que é implementar práticas por meio da cultura, da arte, da mediação de conflitos e de práticas restaurativas. “O público alvo é formado por estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, docentes que tenham interesse em se somar a essas iniciativas, grupos de pesquisa, também abrimos vagas para o público externo, para professores da rede pública de Sergipe, para estudantes da rede pública e para outros setores da sociedade”, comentou.

Parceria

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, esteve na mesa de abertura do evento. “Hoje recebemos parceiros internacionais para a discussão de uma temática extremamente importante para a universidade, que já tem seus debates internos. Então nós temos agora uma grande oportunidade de estreitar parcerias que ampliam essa discussão tão importante para Sergipe, para o Brasil, mantendo a universidade inserida em um contexto de pesquisa de qualidade”, ressaltou o reitor.

1g6a6435

“É um orgulho muito grande, uma felicidade receber esse evento e poder, a partir daqui, traçar projetos e cooperações que venham a estimular ainda mais a discussão de assuntos referentes aos direitos humanos, ao respeito à pessoa em Sergipe e no Brasil”, completou Valter Santana.

O evento foi aberto com a apresentação artístico-cultural do músico Paulinho Araújo, dança de Renata Alves e a musicalidade de um grupo de crianças e adolescentes denominado Sucata Sonora.

Andreza Azevedo - Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 19 de setembro de 2022, 15:03