Qui, 22 de setembro de 2022, 15:53

Entidades homenageiam UFS por desempenho na pós-graduação
Reconhecimento partiu das academias sergipanas de Educação, Letras e Medicina, Conselho de Farmácia e Sociedade de Médicos Escritores

Algumas das entidades representativas mais importantes de Sergipe decidiram unir-se para homenagear a Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo desempenho de sua pós-graduação na última avaliação da Capes. A UFS conquistou a melhoria na nota em 42% dos seus programas, incluindo a nota 6 – considerada conceito de excelência – para as pós-graduações em Biotecnologia (Renorbio) e em Ciências da Saúde, principal alvo das homenagens.

Assinaram a Moção de Aplauso, entregue na manhã desta quinta-feira, 22, no Gabinete da Reitoria, as academias sergipanas de Educação, de Letras e de Medicina, além das seções estaduais da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

A UFS foi representada no encontro pelo reitor, Valter Santana, o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Lucindo Quintans, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Tatiana Moura. Estiveram presentes também pesquisadores e ex-docentes da UFS.


Foto: Schirlene Reis - Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis - Ascom UFS

Valter agradeceu o reconhecimento, destacando que a UFS vai além de formar alunos para o mercado de trabalho. “[A UFS] se preocupa em fazer mais do que a formação, é uma universidade que usa a pós-graduação e a sua extensão para complementar, fornecer aos nossos alunos habilidades e competências que a gente não aprende numa sala de aula”, afirmou.

“E, quando a gente se aproxima da sociedade para tentar entender as suas necessidades e reverter aquilo que nós temos de melhor, que são os nossos servidores, nossos professores, com o conhecimento que nós temos, o impacto das nossas ações é um impacto muito maior, que a gente não consegue nem mensurar”, enfatizou.


1g6a6691

Homenagens

Aluno da Faculdade de Direito de Sergipe, ingresso em 1965, antes mesmo da transformação das faculdades e escolas superiores do estado na UFS, José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, destacou sua emoção em participar da homenagem envolvendo as duas instituições com as quais tem relação.

“Fico regozijado em estar hoje presidente da Academia Sergipana de Letras e ter aprovado, em nome da academia, uma moção de aplausos à Universidade Federal de Sergipe, por essa pontuação da Capes ao programa de ciências da saúde”, comemorou.

Recordando também sua histórica relação com a UFS, o presidente da Academia Willian Giovanni Soares, outro ex-discente da universidade, lembrou sua carreira docente no curso de Medicina, quando havia uma longa fila de pacientes oncológicos no estado, “até o dia em que conseguimos reunir uma equipe espetacular, com belos aparelhos, e zeramos a fila”, conta. “Tudo isso não é empreendedorismo, eu acredito que isso é amor: amor à terra, amor ao que se faz, respeito aos mestres, para evitar o sofrimento dos pacientes, e é isso que a medicina faz”, pontuou.


1g6a6697

Presidente da Academia Sergipana de Educação, o professor aposentado da UFS Jorge Carvalho abordou a relação entre a entidade que presidente e o curso de Medicina.

“A Academia Sergipana de Educação não poderia se ausentar das homenagens à pós-graduação em ciências da saúde, inclusive porque das quarenta pessoas que são membros da academia em educação, oito são professores de Medicina da Universidade Federal de Sergipe”, disse.


1g6a6715

A interação com a UFS foi acionada também pelo presidente da seção estadual da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Lúcio Prado Dias.

“Eu me sinto extremamente motivado, a partir do conhecimento dessa vitória do programa de pós-graduação, porque nesse grupo da Sobrames temos muitos médicos vinculados também a nossa universidade”, lembrou o médico, destacando o nome do ex-reitor da UFS Eduardo Conde Garcia, ex-membro da Sobrames.


1g6a6722

O Conselho Regional de Farmácia, seção Sergipe, foi representado pelo diretor Daniel Oliveira e pela secretária-geral Simony Soares. Daniel ressaltou a contribuição da UFS para a educação pública no estado.

“É muito importante a gente fazer coro à importância do ensino público gratuito aqui no nosso país. Nós precisamos de serviços de relevância e a Universidade Federal de Sergipe tem se mostrado pioneira aqui no estado em relação a excelência no ensino público, então o nosso nosso eterno aplauso”, afirmou.

Simony endossou a fala do colega. “A Universidade Federal de Sergipe prova, mais uma vez, que é muito capaz de formar pessoas para ciência de excelência internacional”, disse a profissional. “E o Conselho Regional de Farmácia não poderia estar de fora disso. A gente sabe que há professores de excelência da [área de] Farmácia que também fazem parte desse programa [PPGCS], que é um programa multiprofissional, forma pessoas para cuidar de pessoas, que pesquisam para as pessoas, para a comunidade”, pontuou.


1g6a6733

Reconhecimento

O reitor Valter Santana agradeceu as congratulações em nome da comunidade acadêmica, destacando o engajamento de todos os personagens que fazem a universidade em seu dia-a-dia.

“Estamos ao lado de pessoas que efetivamente fazem acontecer. Então, representar essas pessoas, além de uma honra, é um uma responsabilidade muito grande, porque nós não fazemos nada sozinhos. Se não estivermos engajados em uma causa, se as pessoas não entenderem a importância dessa causa, sozinhos não conseguimos chegar a lugar nenhum”, afirmou.

“Nós saímos, nos últimos 22 anos, de dois mestrados para 58 programas”, lembrou Lucindo Quintans, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa. “Então [o resultado das avaliações da Capes] foi um resultado muito expressivo. Apenas Sergipe, Alagoas e Piauí não tinham cursos [com notas] 6 ou 7, e a gente entrou agora nesse nível de excelência, e isso é muito importante”, completou.


1g6a6737

A diretora do PPGCS, Tatiana Moura, agradeceu as homenagens e atribuiu a conquista à dedicação de todos que fazem o programa, além do empenho da administração da universidade.

“Além dos professores, nós temos um corpo técnico também que é excepcional, [a qualidade do programa] é fruto de pessoas que se dedicam muito. A universidade [como um todo] é responsável por essa nota”, concluiu.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2022, 16:08
Notícias UFS