Ter, 18 de outubro de 2022, 11:00

Departamento de Biologia da UFS comemora 50 anos
Evento foi realizado com palestras e exposições

O Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (DBI) completou no último mês de março 50 anos de início de suas atividades. Para celebrar a data, realizou nesta terça-feira, 18, o Encontro 50 Anos do DBI, evento que trouxe como tema principal os campos e áreas de atuação de egressos e incentivadores da área de Ciências Biológicas.


Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

A iniciativa conta com a participação e exposições de parceiros como Conselho Regional de Biologia, Projeto Tamar, Fundação Mamíferos Aquáticos, Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe e Centrais Elétricas de Sergipe. Quem esteve na abertura do evento foi agraciado com músicas cantadas pelo CoralPrev, grupo formado por aposentados e pensionistas do Governo do Estado de Sergipe.

Em seguida, foi realizada a abertura oficial, com a palavra do vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “A UFS definiu como seus valores as palavras Sustentabilidade, Excelência, Respeito, Valorização das pessoas, Integração e Resiliência, cujas iniciais formam a palavra ‘servir’. Um departamento que faz 50 anos, quando a universidade tem 54, certamente já contribuiu bastante para a história da UFS”, lembrou Rosalvo.


Elizamar Silva, atual chefe do Departamento de Biologia da UFS.
Elizamar Silva, atual chefe do Departamento de Biologia da UFS.

Também houve espaço para homenagear pessoas que fazem ou fizeram parte do Departamento. Para a servidora docente Elizamar Silva, atual chefe do Departamento de Biologia da UFS, a história do curso já conseguiu trazer muitos ganhos. “O Departamento iniciou com a licenciatura e, posteriormente, foi criado o bacharelado. A nossa proposta hoje é mostrar o que foi construído ao longo desse tempo, principalmente com a formação de recursos humanos qualificados, entregando biólogos conscientes à sociedade. Queremos divulgar também as coleções biológicas, que mostram um acervo fantástico da biodiversidade que o nosso departamento possui, tanto de plantas, sendo essa coleção mais antiga, quanto zoológicas, que trazem um acervo muito grande de invertebrados, répteis, peixes, insetos e outros tipos de coleções que nós temos também, começando com coleções didáticas”, pontuou Elizamar.

“O nosso intuito hoje é celebrar toda essa conquista e mostrar que nós podemos contribuir para um avanço na educação, na ciência, na extensão, na pesquisa”, complementou.


Homenagem

De acordo com Aline Nepomuceno, professora do Departamento de Biologia da UFS e uma das organizadoras do evento, a proposta é comemorar e mostrar as potencialidades do departamento. “São 50 anos de produção e de contribuição à ciência. Nós temos uma programação com palestras de egressos do curso de biologia ou alguns profissionais que não são egressos, mas que são biólogos e que fazem a diferença também, que são nossos parceiros no Departamento de Biologia. Hoje no departamento temos três cursos, entre licenciatura e bacharelado”, declarou Aline.

O evento continua na tarde desta terça no Auditório da Reitoria, com a seguinte programação:

14h - Palestra Do Mundo de Beackman aos Oceanos
Palestrante: Juliano Silva Lima (IFS)

14h30h - Palestra Gestão da Biodiversidade no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I
Palestrante: Túlio Vinicius Paes Dantas (ENEVA)

15h - Palestra Papel do Biólogo no Laboratório de Saúde Pública
Palestrante: Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra (LACEN)

15h30 - Intervalo


15h45h - Palestra A Conservação dos Mamíferos Aquáticos e o Impacto do Homem em seus Habitats
Palestrante: Rodolfo de França Alves (FMA)

16h15 - Palestra Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
Palestrante: Fábio Lira das Candeias Oliveira (TAMAR)

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 18 de outubro de 2022, 12:07
Notícias UFS