O Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (DBI) completou no último mês de março 50 anos de início de suas atividades. Para celebrar a data, realizou nesta terça-feira, 18, o Encontro 50 Anos do DBI, evento que trouxe como tema principal os campos e áreas de atuação de egressos e incentivadores da área de Ciências Biológicas.
A iniciativa conta com a participação e exposições de parceiros como Conselho Regional de Biologia, Projeto Tamar, Fundação Mamíferos Aquáticos, Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe e Centrais Elétricas de Sergipe. Quem esteve na abertura do evento foi agraciado com músicas cantadas pelo CoralPrev, grupo formado por aposentados e pensionistas do Governo do Estado de Sergipe.
Em seguida, foi realizada a abertura oficial, com a palavra do vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “A UFS definiu como seus valores as palavras Sustentabilidade, Excelência, Respeito, Valorização das pessoas, Integração e Resiliência, cujas iniciais formam a palavra ‘servir’. Um departamento que faz 50 anos, quando a universidade tem 54, certamente já contribuiu bastante para a história da UFS”, lembrou Rosalvo.
Também houve espaço para homenagear pessoas que fazem ou fizeram parte do Departamento. Para a servidora docente Elizamar Silva, atual chefe do Departamento de Biologia da UFS, a história do curso já conseguiu trazer muitos ganhos. “O Departamento iniciou com a licenciatura e, posteriormente, foi criado o bacharelado. A nossa proposta hoje é mostrar o que foi construído ao longo desse tempo, principalmente com a formação de recursos humanos qualificados, entregando biólogos conscientes à sociedade. Queremos divulgar também as coleções biológicas, que mostram um acervo fantástico da biodiversidade que o nosso departamento possui, tanto de plantas, sendo essa coleção mais antiga, quanto zoológicas, que trazem um acervo muito grande de invertebrados, répteis, peixes, insetos e outros tipos de coleções que nós temos também, começando com coleções didáticas”, pontuou Elizamar.
“O nosso intuito hoje é celebrar toda essa conquista e mostrar que nós podemos contribuir para um avanço na educação, na ciência, na extensão, na pesquisa”, complementou.
De acordo com Aline Nepomuceno, professora do Departamento de Biologia da UFS e uma das organizadoras do evento, a proposta é comemorar e mostrar as potencialidades do departamento. “São 50 anos de produção e de contribuição à ciência. Nós temos uma programação com palestras de egressos do curso de biologia ou alguns profissionais que não são egressos, mas que são biólogos e que fazem a diferença também, que são nossos parceiros no Departamento de Biologia. Hoje no departamento temos três cursos, entre licenciatura e bacharelado”, declarou Aline.
O evento continua na tarde desta terça no Auditório da Reitoria, com a seguinte programação:
14h - Palestra Do Mundo de Beackman aos Oceanos
Palestrante: Juliano Silva Lima (IFS)
14h30h - Palestra Gestão da Biodiversidade no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I
Palestrante: Túlio Vinicius Paes Dantas (ENEVA)
15h - Palestra Papel do Biólogo no Laboratório de Saúde Pública
Palestrante: Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra (LACEN)
15h30 - Intervalo
15h45h - Palestra A Conservação dos Mamíferos Aquáticos e o Impacto do Homem em seus Habitats
Palestrante: Rodolfo de França Alves (FMA)
16h15 - Palestra Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
Palestrante: Fábio Lira das Candeias Oliveira (TAMAR)
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br