Qua, 09 de novembro de 2022, 19:08

Reitor da UFS recebe o presidente da fundação Darcy Ribeiro para firmar parcerias nas áreas de educação e cultura
Em 2022, é celebrado o centenário de Darcy Ribeiro

Na tarde da última terça-feira, 8 de novembro, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Cunha, para discutir informações e firmar parcerias na área da educação e cultura. A reunião aconteceu no Gabinete do Reitor.

Em 2022, é celebrado o centenário de Darcy Ribeiro e objetivo é aproximar os estudantes dos conhecimentos brasileiros através dos projetos que são desenvolvidos na fundação,em parcerias com as universidades.

Durante o encontro, o reitor da UFS apresentou a importância do vínculo com a instituição Darcy Ribeiro e como essa parceria irá agregar para o conhecimento da educação pública.

“Muito importante receber o professor Ronaldo na Universidade Federal de Sergipe e poder dialogar com ele, discutindo assuntos e ações que sejam promovidas aqui na nossa instituição. Favorecer aprendizados para nossos alunos e nossos professores, com seminários, divulgação das obras de Darcy Ribeiro e realizações de eventos específicos que fomentem uma educação de qualidade", afirma Valter.

Aproximação entre as instituições servirá para firmar parcerias na área da educação e cultura. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O presidente da Fundação Darcy Ribeiro ressaltou a necessidade de as universidades assumirem a responsabilidade de pensar no país, de formular e ajudar a responder problemas que o país já enfrenta ou ainda via enfrentar.

"Darcy foi um entusiasta do saber e da universidade necessária, portanto eu acho que nós temos que fazer vários níveis de aproximação. O nível de aproximação com as universidades é fundamental e em cima desse relacionamento nós temos condições de trazer o Brasil como problema. Então, para nós, é essencial esse relacionamento.” comenta José Ronaldo.

Além da reunião a convite do reitor, o presidente da fundação também participou da Semana Acadêmico-Cultural da UFS durante a programação promovida pelo Centro de Educação e Ciências Humanas. A conferência no auditório da Reitoria trouxe o tema "Vida e obra de Darcy Ribeiro, o pensador do povo brasileiro", coordenada pela diretora do CECH, professora Silvana Bretas.

Fundação Darcy Ribeiro

A fundação é uma instituição dedicada à pesquisa e o desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, sociais e científicos e foi criada em 1996 pelo próprio Darcy Ribeiro.

Darcy Ribeiro era um antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político. Foi um defensor da educação pública e gratuita para todos, como um dos lemas fundamentais no Brasil.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 09 de novembro de 2022, 19:16