Discentes do Departamento de Ciências Contábeis do Campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (DCCI/UFS) foram destaques nas Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC). Dois dos cinco alunos representantes da UFS chegaram ao pódio, com o primeiro e segundo lugar na classificação geral.
A OBC é um evento organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e conta com a participação de universidades públicas e privadas de todo país e, desde 2017, a UFS vem sendo representada. Apenas nos anos de 2020 e 2021 o evento não aconteceu, em decorrência da pandemia do coronavírus, dando lugar à Maratona Online de Conhecimento Contábil.
Alex Bertollo, chefe do DCCI/CampusIta, comemorou o resultado. "É com muita felicidade e orgulho que recebo a notícia que nossos alunos foram os melhores classificados na Olimpíada Brasileira de Contabilidade e isto demonstra que o DCCI está no caminho certo. Parabenizo, especialmente, a professora Nadielli Galvão, responsável pela organização”, celebra Alex.

O aluno Aderlan Cunha representou a universidade no lugar mais alto do pódio. "O resultado foi muito gratificante, pois essa conquista é um reconhecimento tanto da minha dedicação ao longo do tempo quanto a dos nossos professores. A experiência de realizar a prova foi muito boa, gosto de competição e isso fez com que estudasse ainda mais", declara.
A UFS levou os dois primeiros lugares e ainda conquistou 7ª, 12ª e 33ª colocações, em uma seleção que ocorreu em duas etapas: uma interna, em que cada instituição seleciona cinco alunos; e a segunda etapa de caráter nacional.
Para Nadielli Galvão, professora de do Departamento de Ciências Contábeis do CampusIta, essa passagem foi importante e vitoriosa para instituição. "A UFS tem sido representada desde 2017 na Olimpíada Brasileira de Contabilidade e vem colhendo excelentes frutos. Já tínhamos alcançado o terceiro lugar nacional, mas esse ano de 2022, o primeiro pós-pandemia de realização do evento, tivemos mais motivos para festejar com a premiação em primeiro e segundo lugar de dois estudantes, além do sétimo lugar também. Tudo isso só mostra a força do corpo docente e discente do DCCI, que está engajado na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, bem como para a participação de avaliações como Enade e Exame de Suficiência”, ressalta a professora.
Durante a semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac), o departamento realizou uma premiação simbólica para os alunos que participaram da OBC, com a entrega de livros, placa comemorativa e certificado de menção honrosa.
Beatriz Carvalho, segunda colocada na competição, relata a experiência de representar e conquistar o pódio pela universidade que estuda. "Sinto um imenso orgulho de cursar Ciências Contábeis e do departamento do qual faço parte. Foi mais um grande passo da minha jornada acadêmica e é muito gratificante".
OBC
A Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC) tem o objetivo de difundir o conhecimento da contabilidade em todo o país. A iniciativa é fruto de um projeto de extensão de professores do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UNB).
Este ano, a prova nacional da olimíada foi realizada no dia 08 de outubro e o resultado final foi publicada no dia 31 do mesmo mês.
Janaína Cavalcante - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br