Qua, 23 de novembro de 2022, 18:30

Apresentações musicais celebram o encerramento do semestre no Campus de São Cristóvão da UFS
O encerramento do período 2022.1 fomentou a cultura na comunidade acadêmica

Para celebrar o encerramento do semestre 2022.1, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Estudantis (Proest) promoveram atividades culturais durante a tarde e noite da última terça-feira, 22, no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As ações ocorreram por meio de uma parceria com o Departamento de Música, com apresentações realizadas no Restaurante Universitário (Resun) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Apresentação do Coro Madrigal Sergipano no DCE. (Fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Na abertura do evento, o pianista Raul Terra se apresentou ao meio-dia, no palco do Resun, levando a música clássica para os estudantes durante o almoço. Mais tarde, às 16h, o Coro Madrigal Sergipano deu continuidade às atividades, com uma apresentação musical na área externa do DCE e, posteriormente, às 19h, no Restaurante Universitário.

Durante as atividades culturais, Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis, esteve presente e prestigiou as apresentações. “A universidade está concluindo o exercício do ano de 2022 e cumprindo o calendário acadêmico de 2022.1, após passar por um ano muito difícil e ainda enfrentando um momento de transição pandêmica. Por isso, foi planejado realizar atividades culturais para encerrar este momento com muita alegria e descompressão”, celebra o pró-reitor.

Marcelo Mendes é pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS

O maestro do Coro Madrigal Sergipano, Daniel Nery, explicou que a apresentação teve o objetivo ser mais descontraída para que os alunos possam aproveitar o fim do semestre letivo de forma mais leve. “Com o fim do semestre junto à uma Copa do Mundo, todos estão tensos e essa parceria do Madrigal Sergipano e o Departamento de Música vem justamente para trazer mais cultura à universidade e um momento de lazer. A gente quer que os alunos possam ter esse espaço de respiro para restabelecer as energias para o próximo semestre”, afirma o maestro.

Daniel Nery é maestro do Coro Madrigal Sergipano

O projeto do Madrigal Sergipano é fruto de uma turma da disciplina de Canto Coral de 2019. No ano seguinte, foi feita uma turnê pelos interiores de Sergipe, que teve que ser interrompida devido à pandemia da covid-19. Em 2022, as atividades foram retomadas.

O graduando em Música da UFS e integrante do Madrigal Sergipano, Manoel Correia, relatou a importância de fomentar a cultura dentro do espaço acadêmico. “Para nós, que somos do curso de Música, é importante ter essa experiência externa, fora da sala de aula, para mostrarmos os trabalhos que realizamos para os estudantes de outros cursos também. Além de levarmos a boa música, esse espaço nos proporciona trazer entretenimento para todos que estão presentes. Esse é o fruto do trabalho que preparamos o semestre inteiro para mostrar aqui”, relata Manoel.

Manoel Correia é discente do curso de Música da UFS e integrante do Madrigal Sergipano

Na tarde cultural, o pró-reitor Marcelo também fez apontamentos acerca dos estímulos para a realização de eventos como esse. “A cultura dentro da nossa universidade vem com esse propósito de socialização para além de estimular práticas de atividades culturais. Em 2020, esse evento de encerramento já havia acontecido totalmente remoto, em 2021 híbrido e agora, totalmente presencial. O desejo é que continue assim”, pontua Marcelo Mendes.

Matheus Pereira é graduando do curso de Ciências Atuariais

Presente no evento, o estudante de Ciências Atuariais, Matheus Pereira, contou que a realização de momentos como esse no ambiente acadêmico estimula os estudantes a terem novas experiências. “Tem pessoas que não teriam acesso a um momento como esse se não fosse aqui dentro da universidade, e ter um evento como o de hoje é muito bacana para estimular o interesse de outras pessoas pela arte e pela cultura”, disse o aluno.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS