Qua, 28 de dezembro de 2022, 10:45

UFS avança em estrutura com suporte da InfraUFS e Dofis
Ações trazem melhorias para os diversos campi da instituição

A Superintendência de Serviços de Infraestrutura da Universidade Federal de Sergipe (InfraUFS) é o órgão responsável pela manutenção dos campi universitários, exercendo as suas funções com o apoio de subunidades. Em 2022, a InfraUFS executou diversas ações ligadas ao asseio e conservação da universidade, logística e segurança, gestão ambiental e segurança do trabalho, conforme menciona o superintendente do setor, Jodnes Vieira.

“Adequamos a infraestrutura necessária para instalação dos equipamentos utilizados pela TV UFS, viabilizando o início das suas atividades, implementamos o Gerenciamento Livre de Parque de Informática (GLPI), obtendo mais transparência no atendimento de chamados e aprimoramos os mecanismos de controle dos serviços executados pela InfraUFS, padronizando os procedimentos de atendimento dos chamados em todos os campi”, pontua Jodnes.

Além disso, ele destaca os trabalhos de manutenção preventiva na rede elétrica de alta tensão, eliminando desligamentos não programados e garantindo o adequado funcionamento da rede elétrica da instituição. “Também contratamos profissionais de alvenaria e pintura, atendendo às demandas de manutenção predial da universidade com conservação das estruturas e espaços de uso comum. Foram executadas 416 ordens de serviços de alvenaria e pintura”, acrescenta o superintendente.


Jodnes Vieira é superintendente de Infraestrutura da UFS. (foto: Dipro/UFS)
Jodnes Vieira é superintendente de Infraestrutura da UFS. (foto: Dipro/UFS)

Reforma e adequação

Jodnes aproveita para reforçar que nos primeiros meses de 2023 a UFS iniciará, no Campus de São Cristóvão, a primeira etapa de reforma e adequação das coberturas de prédios afetados pelas chuvas durante o inverno deste ano em Sergipe. Inicialmente, receberão melhorias as edificações dos departamentos de Matemática, Medicina Veterinária e Engenharia Elétrica, dos centros de ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e Biológicas e da Saúde (CCBS), e nos prédios do Laboratório de Tecnologias Alternativas (LTA), Núcleo de Engenharia Ambiental (Neam), Colégio de Aplicação (Codap), Didáticas V e VI, e Hospital Veterinário.

Outro ponto destacado por Jodnes, referente aos trabalhos da InfraUFS em 2022, foi o novo contrato de aluguel de automóveis, pois a Universidade Federal de Sergipe realizou uma licitação para renovar a sua frota, que já possuía uma idade média de 12 anos, representando excessivos gastos de manutenção.

A administração da universidade realizou um estudo de viabilidade econômica e concluiu que a locação seria mais viável financeiramente do que a aquisição, já que, além de não possuir verba de capital para a compra de novos veículos, existem restrições legais para a operação.


Em 2023, a cobertura de prédios do Campus de São Cristóvão será revitalizada. (foto: Dipro/UFS)
Em 2023, a cobertura de prédios do Campus de São Cristóvão será revitalizada. (foto: Dipro/UFS)

Dofis

Complementando os trabalhos da InfraUFS, a universidade conta também com a Diretoria de Projetos e Estruturas Físicas (Dofis), comandada pelo seu atual diretor, arquiteto Júlio Santana. Para ele, um dos destaques da Diretoria em 2022 foi o início das atividades do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), extensão do campus Lagarto, em Simão Dias, com a instalação do Centro de Especialidades do município de Simão Dias, uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura e Secretaria de Saúde de Simão Dias.


Júlio Santana é diretor da Dofis/UFS (foto: Arquivo Ascom UFS)
Júlio Santana é diretor da Dofis/UFS (foto: Arquivo Ascom UFS)

O CRQV apresenta salas multiuso, consultórios, laboratórios, piscina adaptada, dentre outros espaços. Júlio Santana explica que o projeto e construção do espaço levaram em conta a sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade, destacando-se pela utilização da estrutura fotovoltaica e redução da incidência direta dos raios solares, propiciando ambientes mais acolhedores, sem a caracterização de arquitetura de clínicas e hospitais.


Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, localizado no município de Simão Dias, é uma extensão do Campus de Lagarto. (foto: Dipro/UFS)
Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, localizado no município de Simão Dias, é uma extensão do Campus de Lagarto. (foto: Dipro/UFS)

Ele informa que a Diretoria de Projetos e Estruturas Físicas é o órgão responsável pela elaboração de projetos de edificações e estruturantes, competindo-lhe coordenar as atividades desenvolvidas a partir das orientações e decisões tomadas pelo reitor no tocante a projetos e edificações, além de atuar de forma propositiva para a solução de problemas de ordem técnica na sua área de atuação; supervisionar as atividades de fiscalização de obras, visando à mitigação de riscos intrínsecos à execução de obras de engenharia civil e adotar mecanismos e métodos analíticos eficientes na elaboração de projetos, em conformidade com a legislação vigente.

“Também são funções da Dofis executar as medidas formais relativas ao início e recebimento de obras, conforme determinação do Reitor; atuar para a implantação e gestão de modelos energéticos convencionais e renováveis e exercer outras atribuições no âmbito de sua competência e campo de atuação”, completa.

O diretor cita que no Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, existem quatro obras em andamento. “Primeira etapa da infraestrutura na Fazenda Experimental do Campus do Sertão, construção de dois laboratórios didáticos, construção do Centro de Vivência e sistema de vigilância, guarita, cercamento e laboratórios didáticos 3 e 4, todos na Fazenda Experimental”, lista.

Já em São Cristóvão, estão em andamento a conclusão do prédio para abrigar o Departamento de Ciências Florestais e de Engenharia Agronômica e a implantação da Academia de Musculação no prédio da Vivência. Ele destaca também a reforma, recuperação e adequação do Museu do Homem Sergipano, em Aracaju.


Academia de Musculação vai ser implementada no prédio da Vivência. (foto: Dipro/UFS)
Academia de Musculação vai ser implementada no prédio da Vivência. (foto: Dipro/UFS)

Em Lagarto, estão sendo concluídas as adequações para acessibilidade do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. Já no Hospital Universitário, em Aracaju, está em andamento a reforma e recuperação estrutural da Didática II. Além das obras em andamento, a Dofis tem outras em fase de projeto para contratação e execução em 2023.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 28 de dezembro de 2022, 13:40
Notícias UFS