Na próxima segunda-feira, 09 de janeiro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) inicia o semestre 2022.2, recebendo os estudantes veteranos e os calouros dos campi de São Cristóvão, Aracaju e Itabaiana. Com a meta de auxiliar os novos discentes no início de sua trajetória universitária, o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da Pró-reitoria de Graduação(Delib/Prograd) promove de 09 a 17 de janeiro a Semana de Acolhimento.
Serão duas semanas repletas de atividades planejadas pelas direções de Centro Acadêmicos ou campus dos cursos que terão novos ingressantes. De 09 a 17 de janeiro as atividades ocorrem no Campus Professor Alberto Carvalho, no município de Itabaiana. Em São Cristóvão a programação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) ocorre de 09 a 13 de janeiro, a do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) de 10 a 12 de janeiro, e as do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) nos dias 9 e 16 de janeiro. Também haverá atividades no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) no período de 9 a 13 de janeiro.
+Confira a programação completa
O planejamento para a programação iniciou em novembro de 2022 por meio de reuniões realizadas pela Delib, que coordena o evento desde 2019. “A partir destes encontros foi possível pensarmos coletivamente as ações com os diretores. Esperamos que, a partir deste acolhimento, os discentes possam usufruir da estrutura da universidade da melhor forma, bem como conhecer as principais unidades administrativas às quais precisarão recorrer ao longo da sua vida acadêmica”, comentou Diana Rocha, técnica em assuntos educacionais da Delib.

Importância
A diretora do CCSA, professora Martha Suzana, ressalta a extrema importância da ação para a permanência dos estudantes nos cursos, considerando que neste momento eles podem tirar dúvidas a respeito de questões acadêmicas e também de assistência estudantil. “A participação dos calouros também é fundamental na construção da identidade estudantil junto ao seu curso, o que promove ainda mais o sentimento de pertencimento à instituição”.
O diretor do CCET, professor Roberto Rodrigues, detalhou que a programação do centro inclui desde apresentação do centro acadêmico às empresas juniores, dentre outras atividades. “Nosso acolhimento tem como lema oportunidades e desafios a serem vivenciados pelos estudantes. Oportunidades que vão desde da extensão à pesquisa como iniciação científica, projetos pedagógicos e os projetos de extensão junto à comunidade. Já os desafios são desde estudar e trabalhar em grupo à participar dos órgãos de colegiado, por exemplo".
A diretora do CECH, professora Silvana Bretas, enfatizou que os novos alunos devem estar preparados para eventos diversificados, além das amizades que poderão fazer com os estudantes veteranos que também os esperam.“A direção e toda a equipe do CECH desejam que os calouros se sintam acolhidos desde o primeiro passo de sua vida estudantil. Sabemos que é fundamental se sentirem bem no curso e na universidade que escolheram para fazer sua formação intelectual e profissional”.
Com uma programação também diversificada, a vice-diretora do Campus de Itabaiana, Joelma Villar, falou sobre o processo de elaboração da programação. "Foi um trabalho dialogado entre os departamentos e os setores envolvidos, respeitando as características e especificidades de cada curso. "O objetivo é acolher esse aluno e recebê-lo de maneira que ele possa se sentir pertencente a esse lugar".
Vídeo Institucional e Guia do Calouro
Além da Semana de Acolhimento, o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da Pró-reitoria de Graduação em (Delib/Prograd), com o intuito de garantir que os calouros estejam bem informados sobre os detalhes da vida acadêmica, solicitou apoio da Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav) para a elaboração de alguns materiais de apoio.
A TV UFS produziu um vídeo institucional no qual o reitor da UFS, Valter Santana, apresenta a instituição aos novos estudantes. O produto será lançado durante a Semana de Acolhimento e conta com tradução para Língua Brasileira de Sinais e áudio-descrição, de forma a garantir total acessibilidade aos estudantes.
Já o Núcleo de Design trabalhou na diagramação do Guia de Sobrevivência do/a Estudante, o qual foi reformulado por servidores do Delib, Departamento de Administração Acadêmica (Daa) e o Departamento de Apoio Pedagógico (Deape). Confira aqui.
Andréa Santiago - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br