
Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas? Pensando nisso, uma equipe do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) vai realizar, no dia 18 de julho, no campus de São Cristóvão, a 9ª edição da campanha de captação de doadores de sangue e medula óssea 'O Amor Está na Veia', que ainda marca a comemoração dos 25 anos do curso.
A ação é uma parceria com o Hemocentro de Sergipe (Hemose). De acordo com a professora Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas Lima, uma das responsáveis pela ação, todo o material coletado será processado no Hemose e as bolsas coletadas serão enviadas para os hospitais que necessitarem.
“A doação beneficia, principalmente, pessoas que têm câncer, que fazem tratamento, especialmente os pacientes com leucemia, que precisam de transfusões frequentes. Os pacientes com uma outra doença grave que se chama anemia falciforme, também precisam de transfusões frequentes. Pessoas que se envolvem em acidentes e precisam de transfusões emergenciais, e outras pessoas que por diversos motivos precisam de cirurgias e durante a cirurgia precisam da transfusão sanguínea também”, informou a professora.
Quem pode e como doar?
Para realizar cadastro de doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos e não ter doença grave.
Já para doar sangue, é necessário ter mais de 50 quilos; idade entre 18 e 69 anos; estar bem alimentado; não ter doença grave ou infecciosa; e dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Para participar da doação de dangue, é necessário agendar horário. Veja abaixo:
- Das 9h30 às 11h30: https://forms.gle/2qSHerkqAYSyUVuj7
- Das 11h30 às 13:30: https://forms.gle/U29ihXfemRHdhhgR9
- Das 13h30 às 15:30: https://forms.gle/ZXPhpy8g4LgnDj537
- Das 15h30 às 16h30: https://forms.gle/YEC6sKKzUrKMRtvN8
Jéssica França - Ascom UFS