Qui, 28 de agosto de 2025, 14:43

Comunidades tradicionais de Sergipe ganham voz em comissão lançada na UFS
'Catrapovos' busca garantir alimentação culturalmente adequada por meio de participação popular
(Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)

Foi lançada, nesta quinta-feira, 28, a Comissão de Acompanhamento da Política de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar e Povos e Comunidades Tradicionais (Catrapovos) de Sergipe. O lançamento ocorreu durante o Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com o objetivo de promover a alimentação tradicional e culturalmente contextualizada dentro das escolas indígenas, quilombolas e das comunidades ribeirinhas, extrativistas e caiçaras, a Catrapovos realiza reuniões frequentes e periódicas com o intuito de promover a articulação do Pnae. A Comissão de Sergipe, que é a vigésima do país, recebe apoio direto do Ministério Público Federal (MPF).


Procuradora do MPF, Gisele Bleggi (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)
Procuradora do MPF, Gisele Bleggi (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)

“Nós já instauramos uma portaria, instauramos a Comissão dos Povos Tradicionais para Alimentação Tradicional e também estabelecemos a mesa de diálogo, que vai ser permanente e constante em que várias instituições públicas, privadas e atores da sociedade civil irão poder participar”, disse a procuradora do MPF, Gisele Bleggi, que esteve presente no lançamento.


 Marcio Menezes (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)
Marcio Menezes (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)

O assistente técnico da Catrapovos Brasil, Marcio Menezes, informou que a Comissão atua quando há deficiência do estado. “A atuação da Catrapovos nos estados é importante porque a política pública não aterrissa como deveria. Ela não chega, de fato. Então, nos apoiamos no sistema de Justiça, para cobrar isso.


Wellington Quilombola (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)
Wellington Quilombola (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)

Wellington Quilombola, assistente social e representante do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Sergipe, reforçou a importância da participação popular em locais de discussão como este para mostrar as demandas de cada comunidade.

“O lançamento é uma oportunidade para discutirmos os diversos pontos de vista. Mas é necessário que a política pública venha, de fato, acontecer. Para acontecer, tem que ter a participação popular, porque se não, o chefe do executivo não vai saber o que é que o povo precisa e vai ter mais um argumento para não colocar em prática”, enfatizou.


Fátima Menezes e Renata Lopes (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)
Fátima Menezes e Renata Lopes (Foto: Janaina Cavalcante/Ascom UFS)

Também presente no evento, a representante do Pnae, Fátima Menezes, destacou a atuação da sociedade. “Os conselhos de controle social são um mecanismo dos governos democráticos que permitem a interação entre os governantes e os governados”. E também falou sobre a atuação governamental. “No momento, mais de 50 milhões de crianças serão beneficiadas com uma alimentação saudável e equilibrada. Então, esse é um programa de fundamental importância para o Brasil”, completou.

Atuação da UFS

A UFS atua engajando as comunidades quilombolas e indígenas. A coordenadora de gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFS), Renata Lopes, falou um pouco sobre o papel prático da universidade:

“Aqui na UFS, através do Cecane, fazemos um trabalho de caráter extensionista, que visa o desenvolvimento local. Temos um produto que é uma linha de atuação junto às comunidades quilombolas para dar assistência técnica agrícola e assistência burocrática para que eles possam acessar os mercados institucionais de compra da agricultura familiar desses povos. E assim, é condicionada a geração de renda. Entre outras ações”.

Além disso, a UFS debate o aumento da aquisição de produtos da agricultura familiar para os restaurantes universitários (Resuns) de todos os campi, que atualmente cumprem os 30% exigidos.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 28 de agosto de 2025, 15:41
Notícias UFS