A Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediará, no dia 29 de julho, o lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho da região Nordeste (PEM - NE). A solenidade acontecerá às 8h30, na Sala dos Conselhos do prédio da reitoria, localizada no campus de São Cristóvão.
Lançado pelo Governo Federal no último dia 26 de maio, em Natal (RN), o PEM - NE é uma iniciativa que visa mapear os diferentes usos do oceano para potencializar a proteção e o uso sustentável de recursos em ambientes costeiros e marinhos, de acordo com as características e necessidades locais.
De acordo com Jailton de Jesus Costa, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFS, professor do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS (Prodema) e coordenador do PEM em Sergipe, a atuação da universidade aproxima a comunidade acadêmica da gestão pública, ajudando a desenvolver e implementar políticas ambientais, zonas costeiras sustentáveis e estratégias de conservação marinha.
“A UFS é o maior patrimônio intelectual de Sergipe, responsável por formar e reunir profissionais capacitados em diferentes áreas estratégicas para o PEM, como economia, turismo, biologia, geografia, direito, geologia, dentre outras. Assim, coordenar o planejamento espacial marinho numa universidade é estratégico porque conecta ciência, formação de profissionais, inovação e responsabilidade social para uma gestão costeira e oceânica mais sustentável, participativa e eficaz”, explica.
O PEM Nordeste inclui todos os estados da região, exceto o Maranhão, cuja definição marítima pertence à região Norte. Dessa forma, a área de estudo abrange desde a linha de costa até os limites da Zona Econômica Exclusiva (200 milhas náuticas) e da Plataforma Continental estendida (350 milhas náuticas), o que inclui os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Com 1,7 milhão de km², essa região corresponde a 30% da Amazônia Azul e desempenha um papel fundamental na economia oceânica do país. A ação começou a ser implementada em setembro do ano passado.
A ação recebe a coordenação conjunta da Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
As atividades do PEM Nordeste são coordenadas pela Fundação Rio-Norte-Grandense de Pesquisa e Cultura em parceria com 13 universidades da região Nordeste.
Jéssica Vieira - Ascom UFS
Com informações da Marinha do Brasil