Sex, 13 de janeiro de 2023, 16:42

Sisu 2023: Candidatos podem facilitar sua comprovação de renda utilizando o CadÚnico do Governo Federal
Documento desobriga da apresentação de diversas declarações de comprovação de renda

Para facilitar a matrícula institucional dos candidatos que precisam comprovar renda bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, a Universidade Federal de Sergipe aceitará a certidão do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, para os convocados no Sisu 2023.

Com a apresentação do CadÚnico, o candidato fica desobrigado de uma série de documentos comprobatórios, como a declaração de Composição Familiar, identificação de todos os membros da família, carteira de trabalho dos candidatos maiores de idade, e os comprovantes de renda bruta.

“O cadastro único já nos dá a situação socioeconômica do candidato, atestada por um órgão federal, então, temos um ganho tanto na confiabilidade do dado fornecido como no tempo para conferência desse material e, consequentemente, no tempo para realização da matrícula”, explica Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação.

Dilton conta ainda que o ganho não é só para a universidade, mas também para o aluno. “As duas partes acabam ganhando, porque o aluno não precisa digitalizar e trazer novamente uma série de documentos, basta apresentar a certidão do seu cadastro único”, completa Dilton.

Este ano, a apresentação do CadÚnico ainda não é obrigatória. Quem não puder apresentar o cadastro do governo federal não perderá a vaga, apenas realizará a matrícula da forma tradicional, apresentando todos os documentos comprobatórios de sua situação de vulnerabilidade. É o que explica Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest).

“Somente este ano serão aceitas as duas formas, por conta do prazo para obtenção do CadÚnico nos municípios. Para 2024, apenas a certidão do CadÚnico será aceita como comprovante para os cotistas por renda”, conta o pró-reitor, cujo setor está responsável pela análise interna da documentação de renda este ano.

O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, dando acesso a diversos programas sociais. Criado pelo Governo Federal, ele é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, sendo o cadastro feito de forma presencial junto a cada uma delas.

Sisu UFS

Neste Sisu (2023.1), a UFS ofertará 5.640 vagas em 108 opções de curso distribuídos entre os campi da instituição, havendo duas novidades neste ano: o campus de Itabaiana terá ingresso no primeiro período letivo e Lagarto, único campus que estava fora do Sisu, agora também participa.

Do total de vagas, 2.711 são para ampla concorrência, 2.821 para lei de cotas e 108 para ações afirmativas. Apenas para os cursos de Letras Libras e Música haverá vestibular próprio, porque possuem provas de aptidão específicas.

Os interessados devem estar atentos ao cronograma do Sisu 2023.1, divulgado pelo MEC, e ao período de matrícula institucional na UFS, que ocorrerá de forma remota. Para saber mais a respeito desta, acesse a página Sisu UFS 2023.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Sex, 13 de janeiro de 2023, 17:32