Sex, 20 de janeiro de 2023, 18:00

Quinta Cultural Atividades encerra acolhimento de calouros na UFS
Apresentações artísticas e musicais reuniram alunos da instituição no Resun de São Cristóvão

Para fechar a Semana de Acolhimento aos calouros, aconteceu, no fim da tarde de ontem, 19, a Quinta Cultural no Restaurante Universitário do Campus de São Cristóvão (Resun/UFS). O evento contou com atividades culturais variadas para os estudantes da instituição promovidas pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Extensão (Proest e Proex).

A programação teve início às 17h com as exibições artísticas de dança da Cia Nelson Santos e do projeto Marias’s. Na sequência, os discentes que estavam no Resun, puderam assistir à apresentação musical de Caíque Moreno, Maria Rita e Semmgracinha.

O projeto Maria's reúne a vivência de várias mulheres na sociedade. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além de ser um momento de incentivo à cultura dentro da universidade, as atividades também promoveram a mostra dos trabalhos realizados pelos alunos da UFS, que foi o caso do projeto Maria’s, da aluna Amanda Oliveira, graduanda em Dança e presidente do centro acadêmico do curso.

“Esse é um trabalho de resgate de várias ‘Marias’ que eu já tive contato e da vivência de mulheres trabalhadoras, donas de casa e guerreiras. Dessa forma, eu tento transmitir tudo o que cada Maria representa através das expressões do corpo”, contou Amanda Oliveira, organizadora adjunta da Quinta Cultural.

Amanda Oliveira, integrante do grupo Maria's, se apresentou, recentemente, no Encontro Cultural de Laranjeiras. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Outro trabalho artístico apresentado no evento foi o do músico Caíque Moreno. Apesar de ser natural do Rio de Janeiro, o artista reside há alguns anos em Sergipe e explicou a importância de realizar atividades como essa dentro de uma instituição de ensino superior.

“Faço pesquisas musicais de sambas e afro-sambas que, inclusive, estão no meu novo disco e trouxe hoje para o público. Estou muito honrado de estar aqui porque não há nada melhor do que estar dentro de uma universidade que é diversa, trazendo um pouco da minha arte e fazendo essa troca de aprendizado com o público”, enfatizou Caíque, que também trouxe releituras da MPB na voz e violão.

Caíque Moreno é músico, compositor e faz releituras de clássicos da música brasileira. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A graduanda em História, Rafaela da Rocha, estava acompanhando a Quinta Cultural. “Sempre acompanho eventos como esse que a UFS promove e acho essencial que a nossa universidade, que é pública e abrange pessoas de tantos lugares e costumes, dê continuidade a eventos que evidenciem essa pluralidade", afirmou.

Fomentando à cultura na UFS

Promover manifestações artísticas e musicais dentro do espaço universitário é, sem dúvidas, uma das várias maneiras de destacar a diversidade cultural que existe no ambiente acadêmico e, na Universidade Federal de Sergipe, não seria diferente. Segundo os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, e de Extensão, Sueli Pereira, essa é uma das metas a serem implementadas na instituição em 2023.

“A gente já tem uma proposta de realizar uma programação cultural permanente na nossa instituição. A ideia é que a UFS, todos os meses, tenha eventos culturais como esse que destacam a ‘universidade fora dos muros’, integrando todas as manifestações culturais”, destacou Sueli.

Pró-reitores de Extensão, Sueli Pereira (esq.), e de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Eventos como esse promovem a saúde dos nossos discentes, minimizando os impactos causados pela pandemia da covid-19. Destacamos que a Proest e a Proex já estão dialogando com outros departamentos, como o de Dança, Música e outros, que trabalham diretamente com a cultura para construirmos um calendário com atividades como as de hoje ao longo do ano de 2023”, enfatizou Marcelo.

Janaína Cavalcante – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS