Para fechar a Semana de Acolhimento aos calouros, aconteceu, no fim da tarde de ontem, 19, a Quinta Cultural no Restaurante Universitário do Campus de São Cristóvão (Resun/UFS). O evento contou com atividades culturais variadas para os estudantes da instituição promovidas pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Extensão (Proest e Proex).
A programação teve início às 17h com as exibições artísticas de dança da Cia Nelson Santos e do projeto Marias’s. Na sequência, os discentes que estavam no Resun, puderam assistir à apresentação musical de Caíque Moreno, Maria Rita e Semmgracinha.

Além de ser um momento de incentivo à cultura dentro da universidade, as atividades também promoveram a mostra dos trabalhos realizados pelos alunos da UFS, que foi o caso do projeto Maria’s, da aluna Amanda Oliveira, graduanda em Dança e presidente do centro acadêmico do curso.
“Esse é um trabalho de resgate de várias ‘Marias’ que eu já tive contato e da vivência de mulheres trabalhadoras, donas de casa e guerreiras. Dessa forma, eu tento transmitir tudo o que cada Maria representa através das expressões do corpo”, contou Amanda Oliveira, organizadora adjunta da Quinta Cultural.

Outro trabalho artístico apresentado no evento foi o do músico Caíque Moreno. Apesar de ser natural do Rio de Janeiro, o artista reside há alguns anos em Sergipe e explicou a importância de realizar atividades como essa dentro de uma instituição de ensino superior.
“Faço pesquisas musicais de sambas e afro-sambas que, inclusive, estão no meu novo disco e trouxe hoje para o público. Estou muito honrado de estar aqui porque não há nada melhor do que estar dentro de uma universidade que é diversa, trazendo um pouco da minha arte e fazendo essa troca de aprendizado com o público”, enfatizou Caíque, que também trouxe releituras da MPB na voz e violão.

A graduanda em História, Rafaela da Rocha, estava acompanhando a Quinta Cultural. “Sempre acompanho eventos como esse que a UFS promove e acho essencial que a nossa universidade, que é pública e abrange pessoas de tantos lugares e costumes, dê continuidade a eventos que evidenciem essa pluralidade", afirmou.
Fomentando à cultura na UFS
Promover manifestações artísticas e musicais dentro do espaço universitário é, sem dúvidas, uma das várias maneiras de destacar a diversidade cultural que existe no ambiente acadêmico e, na Universidade Federal de Sergipe, não seria diferente. Segundo os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, e de Extensão, Sueli Pereira, essa é uma das metas a serem implementadas na instituição em 2023.
“A gente já tem uma proposta de realizar uma programação cultural permanente na nossa instituição. A ideia é que a UFS, todos os meses, tenha eventos culturais como esse que destacam a ‘universidade fora dos muros’, integrando todas as manifestações culturais”, destacou Sueli.

“Eventos como esse promovem a saúde dos nossos discentes, minimizando os impactos causados pela pandemia da covid-19. Destacamos que a Proest e a Proex já estão dialogando com outros departamentos, como o de Dança, Música e outros, que trabalham diretamente com a cultura para construirmos um calendário com atividades como as de hoje ao longo do ano de 2023”, enfatizou Marcelo.
Janaína Cavalcante – bolsista
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br