

Desde o dia 19 de janeiro, a frota de 80 carros da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com idade média de 12 anos, passou por uma grande renovação. A instituição agora conta com 18 veículos novos para atendimento das demandas institucionais, sendo 16 caminhonetes e dois carros executivos. A opção por este tipo de veículo teve como motivação o fato deles deslocarem o mesmo número de pessoas que um veículo convencional, com a vantagem de possuírem carrocerias que permitem o transporte de materiais necessários para aulas de campo, por exemplo.
Os veículos foram locados. A opção por esta modalidade ocorreu a partir de um estudo de viabilidade econômica realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a pedido da Superintendência de Infraestrutura (Infraufs). O levantamento mostrou que a locação seria o formato mais viável para a instituição. “Os veículos serão renovados a cada três anos e a própria empresa vencedora da licitação assegura o veículo em caso de acidentes. A manutenção também é toda é feita pela empresa. O custo de manutenção dos carros estava sendo muito alto para universidade, principalmente com relação à idade dos nossos veículos que estavam com a idade muito avançada”, explicou o superintendente de infraestrutura, Jodnes Vieira.
Distribuição
Dos carros locados, 11 caminhonetes e dois carros executivos (para uso da Reitoria e Vice-reitoria) foram disponibilizados para o Campus de São Cristóvão. Os campi de Lagarto e Nossa Senhora da Glória receberam duas picapes (cada um) e para o Campus de Itabaiana foi enviada uma picape.
Dos carros próprios da UFS e em bom estado, o Museu Arqueológico de Xingó (Max) foi contemplado com uma picape. Para o Campus de Laranjeiras foi mandado um carro de passeio e para o Campus de itabaiana uma van.
A distribuição dos veículos, explicou o chefe da Divisão de Logística de Transporte (Ditran), André Luiz de Oliveira, ocorreu em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Coordenação de Custos e Avaliação Econômico (Caefi). A decisão foi tomada a partir de um mapa de locação que foi elaborado em consonância com o desfazimento da frota antiga.
“Considerando a UFS possuir somente capital de custeio, a distribuição priorizou os campi do interior devido à distância e condições das estradas do estado e também as necessidades dos campi. Visamos a segurança de toda comunidade e o cumprimento dos deslocamentos solicitados pelas demandas locais”, explicou André Oliveira.
Leilão
Da frota antiga, 40 veículos institucionais devem ser leiloados no mês de fevereiro. Um aspecto relevante em relação aos carros antigos é que apesar do tempo de uso, o painel da Ticket Logs (empresa de gestão de frota e mobilidade que presta serviço pra universidade) apontou que, do Governo Federal, a frota da UFS é uma das mais econômicas e com menor emissão de gás carbônico (Co2).
Com o recurso arrecadado após a venda, o superintendente de infraestrutura, Jodnes Vieira, explicou que a expectativa é a aquisição de um ônibus novo para atender as demandas institucionais.
Como solicitar veículo
A frota de veículos da UFS é administrada pela Divisão de Transporte (Ditran), vinculada à Infraufs, seguindo algumas categorias:
Deslocamento local: Requisitar com um dia útil de antecedência; a região metropolitana de Aracaju enquadra-se nesse caso, quando a requisição partir do campus de São Cristóvão.
Deslocamento intermunicipal: Para requisitar locomoção para outra cidade dentro do estado de Sergipe, o pedido deve ser feito com antecedência mínima de oito dias úteis.
Deslocamento interestadual:A requisição de locomoção para cidades fora do estado de Sergipe requer antecedência mínima de 15 dias úteis.
Para saber mais detalhes sobre o procedimento, o servidor interessado pode acessar a página de processos organizacionais da UFS, escolher a opção Infraestrutura e Logística Sustentável (clique aqui) e procurar pelo tipo de deslocamento (local, intermunicipal ou interestadual).
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br