Seg, 06 de fevereiro de 2023, 19:17

Demandas institucionais da UFS passam a ser atendidas por veículos novos
Carros foram locados. A opção pela modalidade foi realizada após um estudo de viabilidade econômica.

Desde o dia 19 de janeiro, a frota de 80 carros da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com idade média de 12 anos, passou por uma grande renovação. A instituição agora conta com 18 veículos novos para atendimento das demandas institucionais, sendo 16 caminhonetes e dois carros executivos. A opção por este tipo de veículo teve como motivação o fato deles deslocarem o mesmo número de pessoas que um veículo convencional, com a vantagem de possuírem carrocerias que permitem o transporte de materiais necessários para aulas de campo, por exemplo.

Os veículos foram locados. A opção por esta modalidade ocorreu a partir de um estudo de viabilidade econômica realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a pedido da Superintendência de Infraestrutura (Infraufs). O levantamento mostrou que a locação seria o formato mais viável para a instituição. “Os veículos serão renovados a cada três anos e a própria empresa vencedora da licitação assegura o veículo em caso de acidentes. A manutenção também é toda é feita pela empresa. O custo de manutenção dos carros estava sendo muito alto para universidade, principalmente com relação à idade dos nossos veículos que estavam com a idade muito avançada”, explicou o superintendente de infraestrutura, Jodnes Vieira.


A UFS conta com 18 novos veículos na frota de transportes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
A UFS conta com 18 novos veículos na frota de transportes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Distribuição

Dos carros locados, 11 caminhonetes e dois carros executivos (para uso da Reitoria e Vice-reitoria) foram disponibilizados para o Campus de São Cristóvão. Os campi de Lagarto e Nossa Senhora da Glória receberam duas picapes (cada um) e para o Campus de Itabaiana foi enviada uma picape.

Dos carros próprios da UFS e em bom estado, o Museu Arqueológico de Xingó (Max) foi contemplado com uma picape. Para o Campus de Laranjeiras foi mandado um carro de passeio e para o Campus de itabaiana uma van.

A distribuição dos veículos, explicou o chefe da Divisão de Logística de Transporte (Ditran), André Luiz de Oliveira, ocorreu em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Coordenação de Custos e Avaliação Econômico (Caefi). A decisão foi tomada a partir de um mapa de locação que foi elaborado em consonância com o desfazimento da frota antiga.

“Considerando a UFS possuir somente capital de custeio, a distribuição priorizou os campi do interior devido à distância e condições das estradas do estado e também as necessidades dos campi. Visamos a segurança de toda comunidade e o cumprimento dos deslocamentos solicitados pelas demandas locais”, explicou André Oliveira.


A instituição recebeu 11 caminhonetes, dois carros executivos e cinco picapes, distribuídos entre os campi. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
A instituição recebeu 11 caminhonetes, dois carros executivos e cinco picapes, distribuídos entre os campi. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Leilão

Da frota antiga, 40 veículos institucionais devem ser leiloados no mês de fevereiro. Um aspecto relevante em relação aos carros antigos é que apesar do tempo de uso, o painel da Ticket Logs (empresa de gestão de frota e mobilidade que presta serviço pra universidade) apontou que, do Governo Federal, a frota da UFS é uma das mais econômicas e com menor emissão de gás carbônico (Co2).

Com o recurso arrecadado após a venda, o superintendente de infraestrutura, Jodnes Vieira, explicou que a expectativa é a aquisição de um ônibus novo para atender as demandas institucionais.


Equipe de motoristas da Divisão de Transportes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Equipe de motoristas da Divisão de Transportes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Como solicitar veículo

A frota de veículos da UFS é administrada pela Divisão de Transporte (Ditran), vinculada à Infraufs, seguindo algumas categorias:

Deslocamento local: Requisitar com um dia útil de antecedência; a região metropolitana de Aracaju enquadra-se nesse caso, quando a requisição partir do campus de São Cristóvão.

Deslocamento intermunicipal: Para requisitar locomoção para outra cidade dentro do estado de Sergipe, o pedido deve ser feito com antecedência mínima de oito dias úteis.

Deslocamento interestadual:A requisição de locomoção para cidades fora do estado de Sergipe requer antecedência mínima de 15 dias úteis.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento, o servidor interessado pode acessar a página de processos organizacionais da UFS, escolher a opção Infraestrutura e Logística Sustentável (clique aqui) e procurar pelo tipo de deslocamento (local, intermunicipal ou interestadual).

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 15 de fevereiro de 2023, 17:42

Notícias Relacionadas
Notícias UFS