A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) passa a ter mais facilidade para buscar orientação sobre a solicitação de serviços de tecnologia, através da implantação de uma central de atendimento que utiliza unidade de resposta audível (URA). A central pode ser acioanada pelo telefone (79) 3194-7700.
De acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação (Stic/UFS), a central oferece cinco opções para que o usuário entenda para onde direcionar a demanda de forma mais eficiente. São elas: problemas técnicos em sistemas; manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática e software; acesso à internet; telefonia; e a opção de falar com a recepção caso nenhuma anterior seja a ideal.
A analista de Tecnologia da Informação da UFS, Estelamaris Pina, explicou que a central facilita a busca por orientações do solicitante, que, ainda assim, deve demandar o setor através do Gerenciamento Livre de Parque de Informática (GLPI). “Com as opções que a central oferece, o usuário pode entender melhor qual o problema que ele precisa solucionar e qual coordenação ele deve demandar”, disse.
GLPI
Desde 2022, a UFS conta com o Gerenciamento Livre de Parque de Informática (GLPI), um sistema para solicitação de requisições de manutenção. O sistema passou por melhorias para facilitar a comunicação entre a Stic e as unidades solicitantes de serviços.
“No que diz respeito aos projetos de TI, como sistemas e aplicativos, foi adotada uma metodologia padronizada para a solicitação desses projetos”, explicou Estelamaris Pina.
A nova metodologia consiste em quatro atividades principais: submeter a demanda para apreciação da unidade superior; preencher o formulário de solicitação de projeto de TI via SEI, informando do que se trata o seu projeto; participar de reunião para avaliar e pontuar o projeto; e acompanhar a posição na fila e o prazo estimado para início do projeto na planilha neste link.
Clique aqui e conheça mais sobre fluxos e prazos.
Jéssica França - Ascom UFS