Josimario Cesar Silva Bispo, estudante da licenciatura em Teatro, e José Francisco Gomes dos Santos, aluno de Cinema e Audiovisual, tiveram o vídeo teatral “Amantes em confinamento” selecionado para integrar a edição 2023 do que é considerado o maior evento dedicado à arte da cenografia, a Prague Quadrennial of Performance Design and Space (PQ2023), na capital da República Tcheca.
Único trabalho do Nordeste a ser selecionado para a Mostra dos Estudantes da PQ2023, o material já havia sido escolhido para a PQ - Brasil, sendo exibido durante o evento ocorrido na Escola de Teatro, em São Paulo, SP.
O vídeo narra uma história de amor entre dois personagens que, distantes, não podem se ver senão por meio de videochamada – da qual o espectador acaba por participar como uma espécie de voyeur. Produzido como resultado de um projeto de Extensão desenvolvido em 2020, em plena pandemia do coronavírus, o material tem 28 minutos e foi divulgado em 2021 na plataforma Youtube.

“Usamos a videochamada não só para nos reunirmos, durante o isolamento por causa da Covid-19, mas ela se tornou um dispositivo cênico. Nós nos sentíamos muito longe dos alunos, muito isolados deles, e o projeto foi uma forma de nos aproximarmos dos estudantes e do público, era o espaço em que poderíamos conversar, ensaiar, mas é também o espaço em que se desenrolam as ações das personagens”, explica a professora Olívia Camboim, do Departamento de Teatro da UFS.
Além de orientar o projeto, junto ao seu colega de departamento, o professor Marcelo Alves Brazil, Olívia atuou no vídeo no papel da personagem Violeta Brenoul. O aluno Josimario Cesar foi sua dupla em confinamento fazendo o papel de Raul Ribeiro.

“A experiência de estar representando o curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na PQ2023 é gratificante e um acontecimento importante para minha trajetória acadêmica e profissional. Sinto-me grato por essa seleção para a Mostra dos Estudantes da PQ2023 que indica o reconhecimento da dedicação e do desempenho de toda a equipe na realização deste trabalho”, afirma Josemario.
Ele explica que todo o cenário, figurino, maquiagem e iluminação foram feitos com materiais pessoais, nos limites do próprio confinamento. “O projeto foi construído em um período doloroso para todos nós, onde vivenciamos a pandemia da Covid-19”. Responsável também pela cenografia, o professor Marcelo Brazil conta que buscou destacar a diferença entre as personagens a partir de elementos simples e domésticos.
Desse trabalho de ensino-aprendizagem em equipe, que envolveu o auxílio de outras mãos, nasceu o vídeo, após a montagem e edição da obra, feita pelo aluno de cinema José Francisco.

Ele conta que essa foi sua “primeira oportunidade de trabalhar com edição em um projeto com o intuito de ser uma gravação em uma espécie de plano-sequência. Poder participar de um projeto de teatro e ampliar os meus conhecimentos é uma das vantagens da Extensão e também, como foi durante a pandemia, foi importante para continuar fomentando a produção audiovisual universitária em tempos tão difíceis para os trabalhos com arte.”
Ocorrendo a cada quatro anos desde 1967, o PQ2023 acontece de 8 a 18 de junho na cidade tcheca de Praga. Para assistir ao vídeo “Amantes em confinamento”, clique aqui.
Ascom